CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

China oferece R$ 9 trilhões por cidade brasileira; veja qual

A proposta previa aportes de última geração e infraestrutura de ponta para a cidade

O Liberal
fonte

Nesta quinta-feira (28), internautas voltaram a debater um caso considerado controverso ocorrido em dezembro de 2023, quando um grupo de investidores chineses anunciou planos de transformar o município de Mataraca, na Paraíba, em uma metrópole futurista. O projeto, avaliado em cerca de R$ 9 trilhões mais de 120 vezes o PIB do estado —, incluía a reconfiguração completa da cidade, com infraestrutura de alta tecnologia e a construção de um porto offshore.

VEJA MAIS

image Em último dia na COP 28, Helder Barbalho destaca balanço da participação do Pará
Durante evento promovido pelo Pacto Global da ONU, governador falou sobre as ações ambientais estaduais e seu alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

image Lula participa de encontro de países em desenvolvimento em Cuba
Presidente assinará declaração para cooperação científica entre países do Sul Global e depois segue para a Assembleia Geral da ONU, em Nova York

O grupo, denominado Brasil CRT, prometia transformar a cidade em um centro de desenvolvimento global. Mas, o ambicioso projeto logo se viu envolvido em suspeitas. A promotora Ellen Veras Ximenes, do Ministério Público da Paraíba, solicitou à prefeitura de Mataraca documentos detalhados sobre o protocolo e as garantias do grupo chinês. As investigações apontaram indícios de irregularidades, incluindo:

  • Suspeita de que o projeto fosse uma cópia de um plano dinamarquês para Shenzhen, na China;
  • Declaração do consulado-geral da China em Recife afirmando que a Brasil CRT não opera oficialmente como empresa chinesa;
  • Falta de informações sobre a origem dos recursos;
  • Ausência de um site ou referências organizacionais sobre a empresa.

Diante das inconsistências, o projeto foi cancelado, permitindo que a cidade retornasse ao seu ritmo habitual. O prefeito Egberto Madrugada, que havia demonstrado entusiasmo pelo empreendimento, optou por não comentar o caso após o encerramento.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL