Cerca de 19 baleias-piloto encalham no litoral do Rio Grande do Norte; veja imagens

Os golfinhos de grande porte estão na praia de Piritinga, no município Rio do Fogo. O caso foi registrado na manhã dessa sexta-feira, 31.

Lívia Ximenes
fonte

Cerca de 19 baleias-piloto estão encalhadas no litoral do Rio Grande do Norte. O caso foi registrado na manhã dessa sexta-feira, 31, na praia de Pititinga, no município de Rio do Fogo. O coordenador do projeto Cetáceos da Costa Branca, Flávio Lima, confirmou o ocorrido. Médicos veterinários e biólogos foram encaminhados ao local.

VEJA MAIS

image VÍDEO: Mais de 100 baleias encalham em praia na Austrália; ao menos 20 já morreram
Segundo autoridades australianas, essa é a segunda vez em menos de um ano que baleias da mesma espécie encalham na praia

image Dezenas de baleias-piloto morrem encalhadas em baía na Austrália
Mais de 150 baleias-piloto ficaram encalhadas em Hamelin Bay

image Mais de 50 baleias morrem encalhadas em praia no oeste da Austrália; vídeo
Apesar dos esforços de voluntários e especialistas, cetáceos morreram durante a noite. Autoridades esperam que outros 45 sobrevivam

Moradores e pescadores da região acionaram o projeto coordenado por Flávio, aproximadamente às 6h30. As baleias-piloto encalharam na área rasa da praia e contaram, a princípio, com uma equipe formada por cinco biólogos e médicos veterinários.

Flávio Lima disse que o encalhe é altamente complexo devido à abundância de baleias-piloto e a desorientação dos animais. “O objetivo é tentar devolver esses animais à praia. Caso retornem, precisaremos do atendimento médico-veterinário para estabilizar esse animal e devolvê-lo à natureza”, afirmou.

image Apesar do nome, as baleias-piloto são da família Delphinidae, dos golfinhos (Reprodução)

Apesar do nome, as baleias-piloto são, na verdade, golfinhos. Assim como as orcas, recebem esse nome popular pelo tamanho que têm. Da família Delphinidae, essa espécie pode chegar a 7,3 metros de comprimento e pesar mais de 3 mil quilogramas.

A sensibilidade à poluição sonora é uma das causas da vulnerabilidade dessa espécie, o que leva ao encalhe. As baleias-piloto podem viver cerca de 60 anos e são alvo de caça em alguns países, como o Japão. Normalmente, essa espécie habita águas profundas, mantendo distância da costa.

(*Lívia Ximenes, estagiária sob supervisão da coordenadora de Oliberal.com, Heloá Canali)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL