Butantan desenvolve teste que detecta leptospirose em estágio inicial

Diagnóstico precoce possibilitará que pacientes comecem o tratamento mais rápido

O Liberal
fonte

Pesquisadores do Instituto Butantan desenvolveram um teste pioneiro capaz de detectar a leptospirose logo no início da doença. O diagnóstico precoce possibilitará que pacientes iniciem o tratamento de forma mais rápida, melhorando a qualidade de vida. 

VEJA MAIS

image Homem é internado em estado grave com leptospirose após comer manga caída no chão
Motorista Roberto Luis de Lima, de 53 anos, foi hospitalizado por quase 20 dias, teve paralisia em um dos rins e precisou de hemodiálise

image Pará registra 84 casos de leptospirose em 2023; confira as orientações para prevenir a doença
A capital paraense obteve 13 casos registrados

image Bactéria leptospira sp., da urina de rato, é encontrada em golfinhos, lobos-marinhos botos mortos
Descoberta está em dois estudos conduzidos por cientistas de distintos centros de pesquisa no Brasil

O exame utilizará uma proteína desenvolvida em laboratório pelos pesquisadores. A tecnologia se apresentou como superior ao teste convencional, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para detecção da doença e que só identifica anticorpos quando a infecção já está avançada, o que prejudica o tratamento.

O Butantan afirmou que o teste foi capaz de detectar a doença em mais de 70% dos pacientes que tinham obtido resultados falsos negativos nos primeiros dias de sintomas. Ele também mostrou 99% de especificidade, ou seja, detectou especificamente os anticorpos contra a leptospirose, sem demonstrar reação cruzada com outras doenças infecciosas como dengue e malária.

O teste utiliza uma proteína quimérica recombinante, construída de forma sintética e denominada rChi2. Ela foi criada pelo grupo da pesquisadora Ana Lucia Tabet Oller Nascimento, do Laboratório de Desenvolvimento de Vacinas do Butantan.

O estudo foi publicado na revista Tropical Medicine and Infectious Disease, e os pesquisadores depositaram um pedido de patente em março de 2023.

Agora, o objetivo do Butantan é desenvolver um teste rápido utilizando a mesma proteína quimérica, semelhante aos testes que são feitos para detecção da covid-19 em farmácias. No entanto, em vez de secreção nasal, a coleta poderia ser feita por meio da urina ou sangue.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL