Brasil termina maio com o arroz branco mais caro do mundo

Grão teve aumento após as tragédias do Rio Grande do Sul

Iury Costa
fonte

Dados divulgados pela Organização das Nações Unidas para alimentação e agricultura apontaram que o Brasil encerrou o mês de maio com o arroz branco mais caro do mundo. O produto teve um aumento de 10% no país e atingiu US$ 830 a tonelada. O valor é 29% maior que o da Tailândia, um dos maiores produtores da ásia.

Os dados da organização também registraram aumento nos vizinhos Argentina (11%) e Uruguai (9%), porém esse aumento foi inferior ao do registrado no Brasil.

O relatório ressalta as incertezas em relação à magnitude das perdas pelo desastre climático no Rio Grande do Sul. “As enchentes levaram o governo a anunciar importação do produto, que aprovaria a redução de impostos de importação para renovar estoques e manter os preços locais sob controle”, cita o relatório.

O desastre climático também teve efeito sobre os preços na Tailândia. Segundo o relatório, o valor do produto subiu de 4% a 6% em maio, causado pelas vendas para compradores brasileiros e uma recuperação no valor da moeda do país (baht) em relação do dólar.

VEJA MAIS

image Reajuste no preço dos hortifrutis fica acima da inflação em Belém
Dados foram divulgados nesta quarta-feira (05/06) pelo Dieese Pará

image Consumidores e produtores de arroz comentam novas medidas para diminuição do preço do grão
O Governo Federal anunciou novas medidas para reduzir o preço do arroz após chuvas no RS. No Pará, segundo a ASPAS, o arroz sofreu aumento de pelo menos 11%.

image Arroz importado será vendido com rótulo próprio e preço tabelado; veja o valor
Governo anunciou medidas para reduzir o preço do produto após a inundação no RS e fará um leilão de compra de arroz importado no dia 6 de junho

*(Iury Costa, estagiário, sob supervisão de Emilly Melo, repórter do Núcleo de Política)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL