Brasil termina maio com o arroz branco mais caro do mundo
Grão teve aumento após as tragédias do Rio Grande do Sul
Dados divulgados pela Organização das Nações Unidas para alimentação e agricultura apontaram que o Brasil encerrou o mês de maio com o arroz branco mais caro do mundo. O produto teve um aumento de 10% no país e atingiu US$ 830 a tonelada. O valor é 29% maior que o da Tailândia, um dos maiores produtores da ásia.
Os dados da organização também registraram aumento nos vizinhos Argentina (11%) e Uruguai (9%), porém esse aumento foi inferior ao do registrado no Brasil.
O relatório ressalta as incertezas em relação à magnitude das perdas pelo desastre climático no Rio Grande do Sul. “As enchentes levaram o governo a anunciar importação do produto, que aprovaria a redução de impostos de importação para renovar estoques e manter os preços locais sob controle”, cita o relatório.
O desastre climático também teve efeito sobre os preços na Tailândia. Segundo o relatório, o valor do produto subiu de 4% a 6% em maio, causado pelas vendas para compradores brasileiros e uma recuperação no valor da moeda do país (baht) em relação do dólar.
VEJA MAIS
*(Iury Costa, estagiário, sob supervisão de Emilly Melo, repórter do Núcleo de Política)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA