BPC: quem tem filho recebendo o benefício pode trabalhar?

É possível trabalhar mesmo com um filho beneficiário do BPC, contanto que o valor da renda familia per capita seja inferior a 1/4 do salário mínimo, requisito para recebimento do benefício

Gabriel Mansur
fonte

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um benefício de natureza assistencial, que paga um salário mínimo para pessoas com deficiência de longo prazo e idosos com 65 anos ou mais, que tenham renda familiar per capita inferior a 1/4 do salário mínimo.

VEJA MAIS

image BPC: veja o valor do benefício em 2023, após aumento do salário mínimo
Benefício de Prestação Continuada realiza o pagamento mensal de um salário mínimo para idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência de longo prazo que tenham renda familiar por pessoa inferior a 1/4 do salário mínimo

image BPC: quem recebe o benefício pode ter bens em seu nome?
O benefício de natureza assistencial paga mensalmente um salário mínimo para idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência

image BPC: confira o calendário do benefício para 2023 e quem pode receber
Pagamento do BPC em 2023 será iniciado no fim do mês de janeiro; confira o calendário divulgado pelo INSS

Para receber o BPC, não é necessário que o cidadão tenha contribuído com o INSS, mas, diferente da aposentadoria, o beneficiário não terá direito ao 13º salário e nem deixará pensão por morte. 

Quem tem filho recebendo o BPC pode trabalhar?

Os cidadãos que têm um filho que recebe o BPC podem trabalhar. Entretanto, é necessário ficar atento para que o valor do salário não supere o requisito de renda. Por exemplo:

Uma mãe solteira tem quatro filhos, sendo um deles beneficiário do BPC. Ela recebe um salário mínimo, valor total de sua renda mensal. O valor da sua renda familiar per capita (um salário mínimo dividido para cinco pessoas) é inferior ao requisito do BPC. Ou seja, ela poderá continuar trabalhando e seu filho receberá o BPC normalmente. 

Entretanto, caso a renda familiar do cidadão beneficiário do BPC seja superior ao máximo permitido pelo benefício, o beneficiário perderá o direito ao salário mínimo mensal. 

(Estagiário Gabriel Mansur, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL