BPC: como saber se benefício foi liberado?
O Benefício de Prestação Continuada pode ser consultado através de diversos canais, como o aplicativo Meu INSS e pelo site do INSS, entre outros
Com aproximadamente seis milhões de beneficiários, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) paga mensalmente um salário mínimo para idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência de longo prazo, que tenham uma renda familiar mensal igual ou inferior a 1/4 do salário mínimo por pessoa.
VEJA MAIS
Para receber o benefício, o solicitante deve realizar a inscrição de todos os membros familiares no Cadastro Único. Não é necessário ter contribuído com o INSS para receber o BPC, mas quem o recebe não tem direito ao 13º salário e não deixa pensão por morte.
Como saber se o BPC foi liberado?
Para realizar a consulta do BPC, o cidadão deve utilizar um dos canais a seguir:
- Aplicativo Meu INSS;
- Site do INSS;
- Atendimento INSS, pelo telefone 135;
- Em uma Agência da Previdência Social (APS).
O BPC é vitalício?
O Benefício de Prestação Continuada não é vitalício e pode ser interrompido caso um dos requisitos para o seu recebimento seja descumprido. Por exemplo: caso a família ultrapasse o valor mensal de 1/4 do salário mínimo por pessoa, o BPC será interrompido. É necessário lembrar que alguns itens podem ser descontados da renda, como medicamentos, fraldas, consultas e tratamentos médicos e alimentação especial.
(Estagiário Gabriel Mansur, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA