Alunos em fase de TCC podem receber apoio financeiro; conheça o programa e inscreva-se
Os graduandos em etapa final do curso também são beneficiados com workshops. As inscrições estão abertas até 31 de agosto de 2024, sábado.
Alunos em fase de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) podem ser beneficiados com workshops e apoio financeiro do Instituto TIM, por meio do Academic Working Capital (AWC). O programa é voltado a graduandos com trabalhos sobre produtos, serviços ou tecnologias de potencial para uso no mercado. Com duas etapas, a seleção busca desenvolver ideias inovadoras.
VEJA MAIS
Desde 2015, o AWC já abraçou 190 projetos, 70 faculdades e 508 alunos, resultando em 114 startups. Para participar, o TCC precisa envolver entre dois a quatro estudantes maiores de 18 anos dos cursos de Engenharia, Computação, Design, Arquitetura e áreas semelhantes. As inscrições vão até o dia 31 de agosto (sábado). Clique aqui e acesse o site.
Anna Carolinne Meireles, gerente de Responsabilidade Social Corporativa do Instituto TIM, explica que o objetivo é ofertar alternativas profissionais a alunos recém-formados, gerando impactos significativos no mercado. “Estamos chegando a quase 10 anos de AWC com resultados muito importantes, que estimulam cada vez mais o empreendedorismo nas universidades. Esse é um caminho de carreira ainda não tão difundido no ambiente acadêmico, mas essencial para o desenvolvimento do país, principalmente quando falamos de startups de base tecnológica”, disse.
Os Trabalhos de Conclusão de Curso inscritos devem atender aos critérios de startup e inovação: projetos de pequeno porte com estratégia competitiva e desenvolvimento de produtos com novas tecnologias ou com tecnologias melhoradas, respectivamente. A proposta deve ser descrita e, ao submeter o arquivo, é necessário assinatura de todos os integrantes do grupo. Confira o formulário de inscrições aqui.
Os critérios de avaliação, conforme o edital, baseiam-se em quatro pontos, sendo eles Grupo, Tecnologia, Cenário Brasil e Possível Impacto ao Usuário da Solução. Entenda melhor cada uma abaixo.
- Grupo: atitude empreendedora, capacidade técnica, conhecimento da tecnologia aplicada, potencial de entrega e esultados mensuráveis e demonstráveis;
- Tecnologia: diferencial de inovação tecnológica, relevância técnico-científica e viabilidade técnica de execução e materialização;
- Cenário Brasil: relação do projeto com temas que possam contribuir para os desafios do Brasil nas mais diversas áreas, como saúde, educação, geração de renda, tecnologia, comunicação, mobilidade, mudanças climáticas, agricultura, biodiversidade e entre outras;
- Possível Impacto ao Usuário da Solução: clareza do usuário alvo da solução, relevância do produto ou serviço para o usuário almejado, oportunidade de mercado (potencial de comercialização) e relação custo-benefício da proposta.
O resultado da seleção é liberado no dia 7 de setembro (sábado), no site da Academic Working Capital.
(*Lívia Ximenes, estagiária sob supervisão de Enderson Oliveira, editor de OLiberal.com)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA