Virose da mosca: portadores podem ser atendidos na Unidade de Vigilância Sindrômica
A doença diarreica aguda pode ser transmitida por outros insetos e até por humanos
Portadores da "virose da mosca", a doença diarreica aguda (DDA), com sintomas iniciados há menos de cinco dias, podem ser atendidos na Unidade de Vigilância Sindrômica (SOAMU)/Seção de Epidemiologia para um esclarecimento sobre o diagnóstico da causa do problema. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (6) pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), em parceria com as unidades de Urgência e Emergência da Região Metropolitana de Belém.
VEJA MAIS
No comunicado, o IEC recomenou ainda que o paciente compareça "ao IEC já com uma coleta prévia de material de fezes em frasco coletor comum, comprado em farmácias, devidamente identificado com o nome, a idade e a hora da coleta". A coleta das fezes deve ser feita no máximo até duas horas antes da chegada ao IEC.
Virose da mosca
A Doença Diarreica Aguda (DDA) ou Gastroenterite Aguda é popularmente conhecida como “virose da mosca”, já que tem uma maior incidência no período chuvoso, ocasião que aumenta a circulação do inseto.
A DDA pode ser transmitida não só por moscas, mas também por outros insetos e até por humanos. A contaminação ocorre pela ingestão de alimentos e água que tiveram contato com microorganismos transportados por animais.
Quais os sintomas da virose da mosca?
- Náuseas
- Vômitos
- Diarreia
- Febre
- Cólicas abdominais
- Desidratação, em casos mais graves
Caso os sintomas ou a desidratação persistam, o paciente deve procurar atendimento médico com urgência.
Serviço:
Atendimento de segunda a sexta-feira
Horário: 7h às 9h
Endereço: Rodovia BR 316, km 07, S/N - Bairro: Levilândia| Ananindeua
Contato: (91) 3214- 2063 (SOAMU)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA