Vendaval atingiu 83 imóveis de Belém e Ananindeua; Inmet aponta chuva no final de semana na capital
Árvore foi derrubada pelo fenômeno. Chuvas e trovoadas devem seguir também pelo final de semana na capital paraense
O vendaval registrado na tarde de quinta-feira (25) atingiu 83 imóveis em Belém e Ananindeua. Os dados foram disponibilizados pelas prefeitura dos dois municípios, onde Belém registrou 30 acidentes e Ananindeua 53 até o momento. Vídeos compartilhados nas redes sociais compartilhados nas redes sociais no dia do acidente mostram o grande susto que famílias passaram enquanto casas eram destelhadas e destruídas. Uma das moradoras do Jardim América, no bairro do Coqueiro, em Ananindeua, teve a caixa d'água de 500 litros levantada a mais de 50 metros de altura e dissipada pela forte ventania. Na capital paraense, equipes de engenharia da Comissão de Defesa Civil realizaram vistorias técnicas dos locais que foram impactados pela forte chuva. Nenhuma pessoa ficou ferida durante o temporal.
A equipe de Assistência Social da Defesa Civil acompanha o todo serviço, juntamente com o corpo de Engenharia Civil, que pretende orientar as famílias sobre as formas de acesso às redes de proteção e assistência social.
VEJA MAIS
Em Belém, é responsabilidade da Fundação Papa João XXIII (Funpapa) fazer o atendimento e levar para a Secretaria de assistência do estado. A Defesa Civil da capital paraense também faz fiscalização técnica em imóveis, mas não realiza obas ou concede benefícios. Moradores de Belém devem ficar atentos com possível chuva nessa sexta-feira (26).
O alerto meteorológico amarelo publicado pela Comissão de Defesa Civil de Belém e emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na quinta-feira (25) foi renovado para a sexta-feira (26). A cor da notificação indicar que a chuva tem potencial para se tornar perigosa.
De acordo com o Instituto, também há previsão de pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante o final de semana na capital paraense. A Comissão de Defesa Civil de Belém orienta aos pedestres e condutores que, durante a chuva, não se abriguem ou estacione veículos próximo a árvores ou placas de propaganda, pois há risco de queda durante rajadas de vento.
Ventania em Ananindeua
Foram atualizados os números de residências atingidas pelo vendaval ocorrido no começo da tarde desta quinta-feira (25) no município. Agora são 53 casas. A Secretária de Assistência Social irá dispor do auxílio emergencial, que é estabelecido por lei para esses casos de calamidade. O auxílio varia de meio até um salário mínimo e será entregue as famílias após a análise técnica da Secretaria. Uma equipe da Secretaria de Urbanismo recolheu nesta sexta-feira (26) todo o material retirado das casas. A Prefeitura de Ananindeua, por meio do Programa Municipal Morar Bem, a Secretaria de Habitação fez os reparos das casas. Durante a madrugada de sexta-feira, as residências receberam os serviços emergenciais.
"A Prefeitura Municipal de Ananindeua informa que as equipes das Secretarias de Assistência Social, Habitação e Urbanismo e a Defesa Civil já se encontram no Conjunto Jardim América e no Residencial Vale Verde realizando o levantamento de todas as casas que foram atingidas pela forte chuva desta tarde, até o momento foram contabilizadas 50 residências", informou a gestão municipal agora à noite. O prefeito Daniel Santos esteve no bairro do Coqueiro, acompanhado por dirigentes da Prefeitura.
“Assim que ficamos sabendo do ocorrido, passamos a agir. Já acionei as Secretarias de Assistência Social, Habitação e Urbanismo para fazermos o levantamento de quantas famílias foram atingidas pela forte chuva e já entrar com os serviços. Vim pessoalmente conversar com as pessoas para orientar e analisar os danos. Estamos prestando todo o apoio necessário", declarou o prefeito Daniel Santos.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA