Varíola dos macacos: Prefeitura de Belém diz que confirmou caso atendido na Marambaia
De acordo com nota divulgada na noite deste sábado (13) pela Sesma, o paciente tem histórico de viagem e está em isolamento domiciliar. Sespa ainda não comentou sobre a notificação
Na noite deste sábado (13), por volta das 21h35, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), em nota, informou que confirmou "o primeiro caso de Monkeypox (Varíola dos Macacos) em Belém. Trata-se de um paciente do sexo masculino, de 40 anos, com histórico de viagem para cidade que já havia registro da infecção", explicou.
"O paciente foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Marambaia. A equipe do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) da Sesma realizou coleta de amostras em domicílio e recomendou o isolamento até o resultado laboratorial", disse a nota.
"Neste sábado,13, o Laboratório Central (Lacen) confirmou o diagnóstico positivo. O paciente segue em isolamento domiciliar, sem sintomas graves, com o curso normal de cura para a doença.", detalhou.
Sespa
A reportagem tenta contato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), que ainda não comentou sobre a notificação.
Primeiro caso confirmado no Pará
Até por volta das 22h25 deste sábado (14), a Sespa ainda não tinha divulgado se o caso atendido no bairro da Marambaia, em Belém, é o segundo caso confirmado de mockeypox no Pará.
No dia 2 de agosto, a Sespa confirmou o primeiro caso de monkeypox — varíola dos macacos — no Pará. O caso foi registrado em uma pessoa do sexo masculino, de 27 anos, que buscou atendimento em uma UPA de Ananindeua. O paciente é residente de Belém e tem histórico de viagem recente por São Paulo e Rio de Janeiro.
Na nota mais recente da Sespa, divulgada na manhã deste sábado, estava confirmado apenas esse caso atendido em Ananindeua. E também estavam notificados 21 casos suspeitos no Pará.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA