Vacinação contra covid-19 em postos de saúde de Belém tem pouco movimento
São mais de 50 Unidades com os três tipos de imunizantes disponíveis para 1°, 2° ou dose de reforço, no horário de funcionamento de cada UMS.
As Unidades municipais de saúde (UMS) iniciaram oficialmente a nova etapa de vacinação anticovid, em Belém, nesta terça-feira (16). São mais de 50 Unidades com os três tipos de imunizantes disponíveis para 1°, 2° ou dose de reforço, no horário de funcionamento de cada UMS. Na última terça-feira (9) a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) divulgou uma nota técnica (Nº 05/2021) orientando os Centros Regionais de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde sobre a aplicação da dose de reforço na população maior de 18 anos que tenha tomado a 2ª dose de qualquer imunizante há seis meses.
Na Unidade municipal de Saúde Paraíso verde (Curió-Utinga) somente às 10h30 que a equipe de vacinação fez a primeira aplicação da dose de reforço. "A população agora que está tomando conhecimento", disse a técnica de enfermagem Marta Oliveira que ressalta que a população deverá começar a buscar a vacinação nas UMS no decorrer da semana, pois este é um momento de novas informações e por isso a baixa demanda. "É uma informação nova. Então, é normal que a adesão ainda esteja baixa pela população. Mas acredito que no decorrer dos dias a demanda cresça", concluiu.
O Tenente Jairo Lobato tomou a 2° há seis meses, por isso, buscou nesta manhã a dose de reforço. O Tenente avalia positivamente o momento da campanha e acredita que facilitará a vacinação da população, pois ele estava em serviço na área do Curió-Utinga e aproveitou para se vacinar. "Estava em atividade policial aqui nesta área do Curió e aproveitei para tomar a minha dose de reforço. Eu acho que assim facilita a vida da população que pode procurar a UMS mais próxima para se vacinar... Eu me sinto mais seguro agora com a 3° dose. Pronto para o combate", disse.
No bairro da Terra Firme, na UMS do bairro a procura pela vacinação começou cedo, antes mesmo da vacina chegar. Os profissionais no local estão conversando com a população e orientando para que essa vacinação aconteça.
Amanda Dantas, enfermeira, diz que este é um momento de transição, pois é uma vacina diferente e um sistema de atualização que não é o mesmo das demais vacinas e acredita que esse suporte que a secretária municipal de Saúde de Belém está dando aos profissionais ao longo da semana, é necessário e bom. "A semana todo uma equipe da sesma estará acompanhando esta transição para a UMS. Temos uma sala só para a vacinação anticovid e também é lançado em um sistema diferente. Tem outros modos de preparo, por isso que no decorrer da semana teremos este treinamento. A procura já começou desde de manhã", contou a enfermeira.
Unidade municipal de Saúde da Sacramenta, localizada na avenida senador Lemos, esquina com a avenida Dr. Freitas até às 11h47, 50 pessoas foram vacinadas.
Darlene Palheta, 60 anos, representante da vendas procurou a unidade para tomar a dose de reforço. Ela que fez a 1° e 2° dose no posto da Aldeia Cabana, celebrou se vacinar agora perto de casa. "As minhas doses eu tomei na aldeia cabana, mas como eu moro aqui perto, eu vim aqui, eu achei ótimo e o acolhimento é muito agradável", explicou.
A representante de vendas disse que mesmo após a dose de reforço irá manter os cuidados e que já percebe os efeitos da vacina na população, pois aos poucos já está saindo e entre conversas com os amigos houve relatos sobre a eficácia, mas que não pensa em abandonar o uso de máscaras. "Eu faço parte de um grupo vacinado que está vendo que a vacina é eficaz. A gente sai de casa sentindo segurança. Mas os cuidados são mantidos, uso de mascara, temos que ter respeito pelas autoridades. Ainda não estou viajando, mas já consigo ir a casa de parentes, etc", concluiu.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA