Vacinação contra a covid-19 retorna nesta segunda (2) em Belém; saiba onde se vacinar
Capital paraense registra falta nos estoques das vacinas de Pfizer Baby e Coronavac
A vacinação contra a covid-19 retorna nesta segunda-feira (2) e vai até a próxima sexta-feira (6), ainda sem estoque de Pfizer Baby e Coronavac. Apesar da retomada da imunização, os paraenses precisam ficar atentos que os pontos de vacinação nas universidades ainda estão em recesso de fim de ano. Os hospitais das Forças Armadas vão funcionar em horários reduzidos. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) seguem normal com a vacinação de segunda a sexta, de 8h às 17h.
VEJA MAIS
A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) informou que oram disponibilizadas para as salas de vacinação no município os seguintes imunizantes contra covid-19: Astrazeneca, Pfizer Adulto e Pfizer Pediátrica.
O público-alvo da imunização são crianças, jovens, adultos e idosos que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose. Para as crianças, a vacina está disponível a partir dos 6 meses de idade. A dose de reforço, podendo ser a terceira ou a quarta dose, deve ser feita com intervalo de quatro meses da dose anterior e está disponível para todas as pessoas, a partir de 18 anos.
A quarta dose também é ofertada para todos os imunocomprometidos, a partir de 12 anos de idade. Belém já aplica a quinta dose da vacina anticovid para idosos a partir de 60 anos. Esse reforço também é disponibilizado para imunocomprometidos, grávidas e puérperas.
Para se vacinar é necessário apresentar RG, CPF e o cartão de vacinação de Belém. Os imunocomprometidos, pessoas com deficiência e doenças crônicas precisam apresentar laudo ou receita médica que comprove a condição.
Locais de vacinação
- Unidades Básicas de Saúde (UBSs): de segunda a sexta-feira, o atendimento é de 8h às 17h;
- Hospital do Exército: segunda a sexta-feira, de 8h às 12h;
- Hospital de Aeronáutica: segunda a sexta-feira, de 8h às 11h e 14h às 17h;
- Hospital Naval: terça e quinta-feira, de 8h às 12h;
- Universidades: Unama (não funcionará no período de 26 de dezembro a 8 de janeiro), Fibra (não funcionará de 23 de dezembro a 8 de janeiro), Unifamaz (não funcionará de 23 de dezembro a 10 de janeiro).
O Ministério da Saúde disse que entregou 1 milhão de doses de vacinas pediátricas contra a Covid-19 para a imunização de crianças de seis meses a menores de três anos com comorbidades. A pasta está em tratativas com o laboratório para aquisição de mais doses do imunizante destinado ao público nesta faixa etária.
A redação integrada de O Liberal solicitou mais detalhes à Secretaria de Saúde Pública do Pará (Sespa) para saber se outro município registra falta de imunizantes contra a covid-19. A reportagem aguarda retorno.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA