UBS Quinta dos Paricás será aberta aos moradores na terça-feira

A UBS Quinta dos Paricás é destinada ao atendimento de moradores de Icoarac

Redação Integrada

A partir de amanhã (15), os moradores do residencial Quinta dos Paricás, em Icoaraci, começam a ser atendidos pelos serviços da Unidade Básica de Saúde (UBS), inaugurada na última quinta-feira, 10, pela Prefeitura Municipal de Belém. 

A dona de casa Marlene dos Santos, de 69 anos, avaliou a Unidade de Saúde como um benefício para os moradores das 2.720 unidades do residencial Quinta dos Paricás e de áreas próximas. “Vou ficar fazendo o meu acompanhamento médico todo mês aqui, perto de casa. Essa unidade vai me ajudar muito, pois sou diabética e hipertensa”, afirmou Marlene. 

Estrutura 

A UBS, com área construída de 504 m², vai oferecer atendimentos de equipes do Programa Estratégia da Saúde da Família (ESF), modelo de serviço que garante atenção de até 12 mil pessoas. Os espaços da unidade obedecem aos padrões de acessibilidade e do Ministério da Saúde. 

Consultórios médicos e odontológicos, salas de vacina e de coleta de laboratório, e também exame Preventivo do Câncer de Colo do Útero (PCCU) e teste do pezinho estarão à disposição. 

“Essa obra é muito importante, pois o atendimento vai ser cômodo para nós moradores. Não vamos precisar gastar passagem de ônibus”, avaliou Amaral Miranda, de 77 anos. 

De acordo com a Sesma, a UBS teve um investimento de R$ 1,5 milhão, por meio de financiamento da Caixa. A contrapartida da Prefeitura de Belém foram as garantias do mobiliário e de três equipes de saúde que totalizam 39 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogos, técnicos de saúde bucal e administrativos, e agentes comunitários. 

O prefeito Zenaldo Coutinho lembrou do período de concepção do residencial Quinta dos Paricás. À época, foi avaliada a necessidade de se edificar áreas de lazer, escolas e unidades de saúde, motivada pela quantidade de habitantes do conjunto habitacional. “Umas das condicionantes, dada à quantidade de lares, seriam as instalações de escolas e unidades de saúde. A ideia foi qualificar o espaço e bancar o funcionamento que a população precisaria”, destacou. 

Por meio das ações da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (SeMOB), a Prefeitura intensificará o trabalho de integração dos terminais de São Brás, Maracacuera, Mangueirão e Tapanã, dentro do projeto do BRT. “Com essa integração teremos a oportunidade, em pouco espaço de tempo, de experimentar, de fato, os benefícios do sistema BRT”, garantiu o prefeito. 

Com a inauguração da UBS Quinta dos Paricás, a gestão municipal já entregou à população da capital, as unidades do Tenoné, dentro da concepção de atenção básica de saúde. Há sete anos, a cidade de Belém oferecia apenas uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Icoaraci, e agora já estão em funcionamento as UPAs da Sacramenta e Terra Firme. 

Em outubro, será entregue a da Marambaia e, ainda neste ano, os moradores do Jurunas ganham uma UPA. Em 2012, Belém não possuía uma ambulância nas unidades básicas e, atualmente, já são 32 à disposição das comunidades. Em 2013 a Prefeitura mantinha apenas quatro ambulâncias do SAMU e, hoje, a frota chega a 23 novos veículos. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM