Terreiro de Mina Dois Irmão completa 131 anos

Templo afro-religioso é o mais antigo do Pará

Laís Santana
Elivaldo Pamplona / O Liberal
fonte

O Terreiro de Mina Dois Irmãos, templo afro-religioso mais antigo do Pará, completou 131 anos nesta segunda-feira (23). Para celebrar a data, foi realizada uma festa em homenagem ao Vodun Toy Averequete, um dos guias da casa. A programação de festejos segue durante toda a semana, com homenagens a caboclos e exús que guiam os trabalhos do terreiro.  

Fundado em 1890, no bairro do Guamá, o espaço foi criado pela maranhense Mãe Josina, que esteve a frente da Casa até 1929, com culto dedicado ao guia Toya Verequete. Em seguida, a segunda geração, assumida por Mãe Amelinha, foi responsável por introduzir o culto ao guia D. José Rei Floriano.

Já no final da década de 80, o local passou a ser liderado por Mãe Lulu. Durante sua direção, foi criada a Organização Afro-Religiosa Não-Governamental Mãe Amelinha, que passou a promover ações de dignificação da cultura e religião de matriz africana. Em 2010, o terreiro foi tombado pelo Departamento de Patrimônio Histórico Artístico e Cultural (DPHAC), do Governo do Estado. Atualmente, a liderança da Casa está na 4ª geração da família, sob o comando de Mãe Eloisa.

(Elivaldo Pamplona / O Liberal)

Para Mãe Eloisa, o momento é de celebração e gratidão. “Esse momento representa resistência e fé. São muitos anos de serviço e hoje o coração está cheio de gratidão. Esses anos nossa casa nunca parou, são 131 ano de muita felicidade e amor pelos nossos vodunsios”, afirmou a líder do terreiro. 

Nesta terça-feira (24), será realizada a Festa de Exús, das 11h às 14h. Na quarta (25), ocorrerá o festejo em homenagem ao Cabloco Juremeire e o Caboclo Sete Flechas, das 14h30 às 19h. No sábado (28), a programação rende homenagens à Cabloca Herondina. Todas as celebrações serão realizadas na sede do Terreiro de Mina Dois Irmãos, na passagem Pedreirinha, 282, no bairro do Guamá.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM