Sol e praias cheias marcam o terceiro final de semana do veraneio em Mosqueiro
A 'Bucólica' voltou a registrar uma grande movimentação de banhistas neste fim de semana
Sol, praia e muita diversão. O terceiro final de semana do mês de julho trouxe de volta à Ilha de Mosqueiro um grande fluxo de veranistas. Na manhã deste domingo (17), muita gente aproveitou o dia de sol firme e céu aberto para curtir as praias da 'Bucólica', como Chapéu Virado, Farol, Paraíso, Marahu e Ariramba. A movimentação animou principalmente os comerciantes locais, que tiveram as expectativas superadas em relação aos finais de semanas anteriores.
Longe dos banhistas que desfrutavam do relax aproveitando o dia de sol para se refrescar com um banho de rio, a família da servidora pública Leidineite Ferreira Lopes, de 33 anos, que veio de Irituia, escolheu um local mais reservado na praia do Chapéu Virado para se refugiar do calor e curtir o dia na praia. Sob a sombra das árvores e longe do burburinho dos banhistas, a turma aproveitou para fazer um churrasco ali mesmo, à beira da rampa de acesso à faixa de areia. No cardápio, carne de boi e de porco, macarrão, arroz e aquela farofinha especial, tudo preparado e trazido de casa para poupar gastos extras.
“Nós estávamos em Belém, na casa da minha irmã, e escolhemos vir para Mosqueiro por ser mais perto da capital e também porque queríamos sossego para passear com as crianças. Mas aqui não está muito tranquilo, não”, ironizou Leidinete, que esperava menos movimento.
VEJA MAIS
Mesmo com muita gente seguindo o exemplo da família de Leidinete, que optou por levar o próprio lanche ou almoço de casa, o vendedor ambulante Rolsivan não deixou de oferecer seus produtos aos veranistas. Ele costuma percorrer toda a extensão da praia do Chapéu Virado vendendo bolos de pote e comemorou o aumento da freguesia, que voltou a lotar o balneário após a pandemia. Após dois anos, essa foi a primeira vez que o uso das máscaras foi liberado no mês de julho e o público pode circular livremente.
“Muita gente está vindo pra Mosqueiro e as pessoas estão consumindo bastante. As vendas aumentaram em relação aos últimos dois finais de semana e estou conseguindo faturar uma média de mil reais por cada um desses períodos. Está sendo bem positivo”, afirmou o vendedor.
Alta movimentação nas praias gera lucro para donos de restaurantes
Na pandemia, muitos comércios do ramo alimentício tiveram que ficar fechados, pois devido às medidas sanitárias de contenção ao vírus, era impossível que os banhistas pudessem trafegar nas praias. Agora, com o primeiro julho de reaberturas totais, os donos de restaurantes vêem a oportunidade de se recuperar economicamente. É o caso de Hanos Rachid, dono da “Barraca Pinguim”.
De “casa cheia” e com uma clientela ávida por petiscos deliciosos, o comerciante está esperançoso por conseguir fazer um bom faturamento semanal. “A tendência é aumentar cada vez o número que veranistas no último final de semana de julho. Muitas pessoas estão retornando ao costume de vir à praia e estou me preparando para receber ainda mais clientes, pensando em alugar mais mesas e cadeiras”, confidenciou.
Bombeiros não registraram afogamento em praia
O tenente bombeiro militar Evandro Aleixo, escalado para o plantão deste domingo (17) na praia do Chapéu Virado, também avaliou que a movimentação dos banhistas foi bem maior em relação ao últimos finais de semana, o que aumenta também a preocupação com a segurança, principalmente das crianças. “Já tivemos ocorrências de crianças desaparecidas, mas, todas foram devolvidas aos pais rapidamente. Felizmente, não registramos tivemos nenhum afogamento até o momento”, alegou o tenente.
Quanto ao uso de linhas com cerol na praia, o tenente Aleixo garantiu que a Polícia Militar, juntamente com a Guarda Municipal, estão fazendo rondas e alertando a população para evitar acidentes.
Trânsito tranquilo na saída da cidade
A movimentação na saída de Belém foi tranquila e sem registro de grande congestionamento. Os motoristas que escolheram a maior ilha da capital para aproveitar o terceiro final de semana das férias de julho longe do estresse do centro urbano, não tiveram grande dificuldade para chegar ao seu destino.
De acordo com o agente de trânsito, Rosemiro Maués, funcionário de plantão na barreira do Departamento de Trânsito do Pará (DETRAN-PA ), não foi registrado nenhum acidente com vítimas ao longo da manhã e início da tarde. Para continuar garantindo a segurança da população, ele afirmou que os agentes seguem trabalhando com a conscientização dos turistas e banhistas sobre os perigos de dirigir alcoolizado no volante.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA