Sesma faz alerta para variante do novo coronavírus circulando em Belém
A subvariante Delta (AY.33) pode não ser detectada em testes de covid-19
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), fez um alerta, por meio do Twitter, na noite desta sexta-feira (22), que uma subvariante Delta (AY.33), que já circula na capital, “pode não ser detectada por testes rápidos e pelos protocolos padrões de RT-qPCR”.
Ainda de acordo com o comunicado, qualquer pessoa que apresente sintomas compatíveis com covid-19 deve ser orientada a manter isolamento social por 14 dias.
“Apesar da atual estabilidade do número de casos de covid-19, a Sesma determina às unidades notificadoras que estejam atentas ao atendimento de casos suspeitos de covid-19, realizando a notificação imediata dos casos suspeitos e confirmados oriundos de outros países ou estados brasileiros para que a Divisão de Vigilância possa adotar as medidas de controle”, completou o texto.
Leia o comunicado:
Diante deste cenário, a Secretaria pede que "a população siga com as medidas de prevenção e controle como: isolamento domiciliar da pessoa que estiver com suspeita ou em período de transmissão da doença, lavagem frequente das mãos com água e sabão e/ou álcool em gel, além do uso obrigatório de máscara e manter o distanciamento social".
A Sesma informa que as unidades notificadoras poderão acionar a Secretaria pelos e-mails notificabelem@sesma.pmb.pa.gov.br e dvebelem@sesma.pmb.pa.gov.br, ou ainda por contato telefônico pelos números (91) 98568.6203, 98568.3067 ou 98417.3985.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA