Seminário inédito relembra a entrada das mulheres na segurança pública do estado

Evento em alusão também ao Dia Internacional da Mulher é um marco histórico no reconhecimento feminino dentro da corporação

O Liberal
fonte

Nesta terça-feira (8), será realizado o primeiro Seminário de Mulheres Militares do Pará. Com o tema "Desafios na Carreira e Atuação da Mulher Militar nas Instituições Públicas", o evento será às 8h, na Fundação Cultural do Pará (Centur), em Belém. Promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) e pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, junto à Procuradoria Especial da Mulher da Alepa (Promulher/Alepa), o seminário inédito relembra os 40 anos da entrada das mulheres no serviço de segurança pública no estado.

VEJA MAIS

image Mulheres serão homenageadas pela Polícia Militar nesta terça-feira (8)
Evento será realizado em todos os quartéis da corporação em celebração ao Dia Internacional da Mulher

image Serviços de saúde, beleza e dignidade menstrual continuam pelo Dia da Mulher, em Belém
Confira as programações que se estendem pelo mês de março

image Ações em Ananindeua fazem alusão ao Dia Internacional da Mulher ao longo do mês de março
Secretarias de Cidadania, Assistência Social e Trabalho, e de Saúde, promovem trabalham empoderamento feminino e sensibilizam sobre prevenção do câncer de colo de útero

Para a tenente-coronel Samara Carvalho, uma das primeiras mulheres a entrar no CBMPA, o evento é o reconhecimento da importância feminina na corporação. “Eu entendo que é de fundamental importância a presença da mulher, porque o nosso ingresso veio marcar uma história, quebrar paradigmas. Desde o início até hoje, temos histórias e trabalhos importantes em prol do crescimento e desenvolvimento da corporação. Hoje, nós ocupamos a função de gestão. Eu estou caminhando para ser coronel. Ao chegar a esse posto, podemos tomar decisões relevantes, no aspecto de políticas públicas para mulheres e isso reflete junto à sociedade”, comenta a tenente coronel Samara.

Para a coronel da Polícia Militar e subcomandante do Gabinete Militar da Assembleia Legislativa do Pará, Adriana Nacif, o evento também servirá para discutir políticas de valorização das mulheres nas instituições militares: “É um momento histórico, um divisor de águas, pois há cerca 40 anos houve o ingresso da primeira turma de mulheres militares na segurança pública. Ao final do evento, iremos sugerir a elaboração de políticas específicas à valorização e proteção das Mulheres Militares”, destaca a coronel.

image Maria Elizabeth Teixeira Rocha, única mulher a assumir a presidência do Superior Tribunal Militar, em 2014 (José Cruz / Agência Brasil)

O tema “Assédio Sexual e Moral nas Forças Armadas” será pautado no evento por meio de uma palestra, proferida pela ministra do Superior Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Teixeira Rocha, primeira mulher a ocupar uma cadeira no tribunal e a única a assumir a presidência do órgão em 2014, acumulando marcos de destaque em sua caminhada profissional.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM