Sem energia, Moju tem 100 casas atingidas por vendaval e escolas públicas ficam sem aula
Município decreta emergência pública. Geradores são aguardados na cidade
"Estamos assustados!". A colocação foi feita, no final da tarde desta segunda-feira (19), pela prefeita de Moju, Nilma Lima, ao se referir à situação de transtornos provocados pelo vendaval que atingiu esse município e o de Tailândia, no nordeste do Pará, na tarde de domingo (18). O vendaval provocou a interrupção do fornecimento de energia elétrica, avarias em imóveis e a suspensão das aulas nas escolas públicas em Moju, onde 100 casas foram avariadas.
A prefeita Nilma Lima informou que nunca se viu um fenômeno como o vendaval de domingo em Moju, com chuva e ventos muito fortes, entre 15 e 20 minutos. "A cidade está sem energia. Só se tem energia no Hospital Municipal de Moju, na unidade mista (de pronto atendimento), na Secretaria Municipal de Alimentação Escolar (Semae) e no setor de vacinação", disse. Nesses locais, a energia é garantia via geradores.
VEJA MAIS
Diante da situação de emergência, ainda no domingo (18), a Prefeitura de Moju demandou à concessionária de energia elétrica Equatorial Pará quatro geradores com potência maior, a fim de, entre outros locais, garantir a manutenção do sistema de captação de água do rio para abastecimento municipal. Esses equipamentos devem chegar ao município ainda nesta segunda-feira. Geradores portáteis são utilizados na rede de água nos bairros. Até o momento, não houve falta de água em Moju.
Emergência
Ainda nesta segunda-feira, a Prefeitura, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar e secretarias de Meio Ambiente e de Obras iniciaram um mutirão de limpeza de danos em imóveis com avarias no telhado. Não há pessoas desabrigadas, ainda que existam 100 casas com telhado danificado.
Não foram verificadas maiores alterações no trânsito, mas as famílias utilizam velas para iluminar as casas e a comunicação via internet está difícil. A prefeita Nilma Lima prevê que o problema na iluminação da cidade seja contornado de 4 a 5 dias. Ainda no domingo (18), a prefeita decretou estado de emergência pública em Moju.
A feira e outros locais de abastecimento da cidade também foram atingidos pela força do vento.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA