Segundo Batalhão de Infantaria de Selva comemora 180 anos; veja fotos
Solenidade militar ocorreu no sábado (20)
O 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), Batalhão Pedro Teixeira, Guardião da Amazônia Oriental, situado em Belém, comemorou no sábado (20) 180 anos de criação, em solenidade militar. O grupamento tem a missão de servir à Pátria e honrar o nome daqueles que se comprometeram em defender e proteger a Amazônia Brasileira.
Criado em 1842, o 2º BIS é uma tradicional Unidade combatente do Exército Brasileiro, inicialmente foi denominado Corpo Fixo de Caçadores do Piauí, teve sua primeira sede em Teresina (PI), além disso, foi sediado em Manaus (AM) e está em Belém desde 1888. Por seu pioneirismo na Amazônia, é considerado a célula-máter da Infantaria de selva brasileira e teve destacada participação nas campanhas militares do Brasil e do Mundo: na Guerra da Tríplice Aliança; na Guerra de Canudos; nas Revoluções de 1930; 1932 e 1964; da 2ª Guerra Mundial compondo a Força Expedicionária Brasileira; e mais recentemente da Missão de Paz no Haiti.
Em 2020 e 2021, no período atípico vivido pelo país por conta da pandemia do novo coronavírus, o 2º BIS participou ativamente das grandes operações de mobilização nacional: a Operação Verde Brasil I e II, e Operação Samaúma, com o objetivo de promover ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais; e da Operação covid-19, empregando militares para descontaminação de pessoal, ambientes e materiais, a fim de minimizar os impactos causados pelo novo coronavírus.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA