Saiba como utilizar corretamente um extintor de incêndio
Equipamento é utilizado no combate a incêndios
Um incêndio de grandes proporções destruiu, nesta quinta-feira (13), duas lojas de variedades na rua 15 de novembro, no centro comercial de Belém. De acordo com um funcionário de uma das lojas, o local onde o fogo se originou era equipado com extintores de incêndio, mas os funcionários não conseguiram utilizar o equipamento.
O Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) afirma que não é difícil manusear um extintor de incêndio, mas por se tratar de um equipamento utilizado esporadicamente, a maioria das pessoas pode ter dificuldade quanto o seu acionamento. Ainda assim, o CBMPA garante que o equipamento é seguro, o seu uso correto pode impedir que o princípio de incêndio se alastre e cause danos irreversíveis.
VEJA MAIS
“O gatilho do extintor só vai funcionar se você fizer a liberação da trava. O extintor de incêndio tem uma trava própria justamente para evitar que acidentalmente o equipamento seja acionado", explica o capitão Souza.
"Não podemos esquecer que o produto que está acondicionado está sob pressão, ele acaba muito rápido de acordo com a força [aplicada no gatilho]", completa o bombeiro.
Passo a passo de como usar um extintor de incêndio
- se posicione a uma distância segura do fogo,
- a parte da mangueira é onde você tem que segurar para projetar na direção do fogo,
- tire a alça de ferro e aperte o gatilho que dali pai sair um pó que fará a extinção completa do fogo.
Qual extintor de incêndio escolher?
O extintor ideal está muito atrelado ao tipo de material que se quer combater enquanto principio de incêndio. Durante o processo de vistoria do Corpo de Bombeiros, o equipamento mais recomendado é do tipo ABC que serve para combater incêndios sólidos (tipo A), liquido inflamável (tipo B) e materiais energizados (tipo C).
O capitão Israel Souza ressalta ainda que esse tipo de extintor serve para diversos tipos de estabelecimentos comerciais, mas o local onde o equipamento sera instalado vai depender do layout de cada estabelecimento.
“Na prática, o engenheiro ou profissional técnico vai apresentar todo esse dimensionamento em projeto de engenharia que depois é submetido a análise do Corpo de Bombeiros. Os nossos profissionais fazem essa avaliação técnica, a compatibilidade de segurança contra incêndio e emergência, e após aprovado o projeto eles designam uma equipe de vistoriadores in loco para saber se o empresário fez a instalação conforme projeto previamente aprovado”, esclarece.
O que verificar em um extintor de incêndio?
Outros aspectos que devem ser observados em um extintor de incêndio são:
- o manômetro (relógio de pressão próximo à trava) deve estar com pino na direção verde, indicando pressão interna correta para uso;
- equipamento deve constar selo do Inmetro;
- a pessoa que pode manusear o equipamento deve conferir normas de uso do próprio extintor.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA