CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Restauração de embarcação histórica encontrada na Doca deve durar 5 meses

Laboratório montado no estacionamento de uma universidade particular poderá ser visto por quem passa no local e permitirá análise detalhada do objeto

Gabriel da Mota
fonte

A embarcação metálica encontrada durante as obras do Parque Linear da Doca, em Belém, passará por um extenso processo de restauração que deve durar cerca de 150 dias. A previsão foi confirmada pela superintendente estadual do IPHAN, Cristina Vasconcelos, durante apresentação dos dois primeiros segmentos do artefato, nesta sexta-feira (17).

De acordo com a arquiteta responsável pelo restauro, Tainá Arruda, o trabalho será realizado em um laboratório montado no estacionamento da Unifamaz, próximo ao local da descoberta.

“O processo vai iniciar assim que for removida a terceira parte. Vamos coletar o material para fazer análises laboratoriais e já está sendo feita uma pesquisa histórica para compreender a tipologia da embarcação e o contexto dela”, explicou. 

image Tainá Arruda, arquiteta responsável pelo restauro (Thiago Gomes / O Liberal)

Uma tenda será montada para proteger a embarcação dos raios solares e da chuva. “A gente vai fazer testes com produtos químicos e técnicas específicas para ver qual é o melhor procedimento de conservação, e também para ficar exposto ao ambiente externo”, acrescentou.

Como será a embarcação por inteiro?

A curiosidade é algo inerente as pessoas, por isso, a redação de O LIBERAL resolveu pedir para um aplicativo de inteligência artificial recriar como seria esse barco do século XIX encontrado na Doca.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM