Representante do Unicef chega a Belém nesta quarta
Florence Bauer terá reuniões com Zenaldo Coutinho e Helder Barbalho. Serão discutidas medidas sobre o Selo Unicef e acolhimento de migrantes venezuelanos
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) estão numa missão, desde segunda (18), no Pará. O objetivo é saber como os município de Belém e Santarém estão lidando com refugiados da Venezuela. Na pauta das discussões com gestores públicos estão as medidas de acolhimento dessas pessoas. Nesta quarta, Florence Bauer, representante do Unicef, chega à capital paraense para reuniões com o governador Helder Barbalho e o prefeito Zenaldo Coutinho.
Dados da Polícia Federal apontam que pelo menos 100 mil venezuelanos estão no Brasil. Do total, cerca de 300 já passaram por Santarém, sendo que 190 foram acolhidos pelo município. Estima-se 400 migrantes da Venezuela em Belém.
Na quinta serão feitas as reuniões com o governador e o prefeito de Belém. Com o governador, também será discutido um apoio do Estado na realização do Selo Unicef, iniciativa voltada para estimular e reconhecer avanços na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira
Dos 644 municípios que aderiram à iniciativa na Amazônia Legal, 115 são do Pará. O governador foi ganhador do Selo Unicef, quando foi prefeito de Ananindeua. Ainda durante o encontro entre Helder e Florence, serão analisadas discutidas possíveis estratégias para o acolhimento dos migrantes venezuelanos, especialmente os indígenas da etnia Warao, que atualmente estão presentes em vários municípios do Estado, inclusive Belém.
Outro visita de Florence deverá ser ao reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Zagury Tourinho. Será assinado um acordo de cooperação voltado para apoiar a análise e produção de conhecimento sobre o Selo Unicef.
Em seguida, Florence se reunirá com Zenaldo. Nesse encontro, ela conhecerá as novas ações desenvolvidas no enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes. E também no acolhimento dos indígenas venezuelanos Waraos. A prefeitura é parceira do Unicef na realização da Plataforma dos Centros Urbanos, inciativa voltada para o enfrentamento às desigualdades intraurbanas, com foco nos direitos de crianças e adolescentes.
Desde o início da missão, o Unicef e a Acnur também tiveram contato com os Ministérios Públicos Federal (MPF), Estadual (MPPA) e do Trabalho (MPT), Defensorias Pública Federal e Estadual, Cáritas, Só Direitos, Ordem dos Advogados do Brasil Seção Pará (OAB-PA) e Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA