Putin visita Ucrânia pela 1ª vez desde início da guerra
Mídia estatal russa afirma que presidente visitou cidade de Mariupol
O presidente russo Vladimir Putin esteve na cidade de Mariupol, na Ucrânia, segundo informações da mídia estatal russa neste domingo (19).
É a primeira visita do chefe do Kremlin ao território ocupado desde o início da guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022.
O porto de Mariupol, localizado no Mar de Azov, no sudeste da Ucrânia, está ocupado pelas forças russas desde maio passado.
Desde o início dos conflitos, Mariupol foi um dos principais alvos dos russos.
No dia 10 de março deste ano, uma maternidade da cidade foi atingida por bombardeios russos, de acordo com a Câmara Municipal do município.
O Ministério da Defesa da Rússia negou que ordenou o ataque aéreo e acusou a Ucrânia de forjar o bombardeio.
Visita surpresa à Crimeia
A viagem ocorreu um dia depois de Vladimir Putin fazer uma visita surpresa à Crimeia para marcar o nono aniversário da anexação da península pela Rússia.
A Rússia tomou a Crimeia em 2014, oito anos antes de lançar sua invasão em grande escala da Ucrânia.
A Ucrânia diz que lutará para expulsar a Rússia da Crimeia e de todos os outros territórios que o país ocupou na guerra.
Na sexta-feira, um mandado de prisão foi emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) contra o presidente russo. Ele é acusado de ser responsável por crimes de guerra na Ucrânia.
Moscou nega que suas tropas tenham cometido atrocidades durante o conflito no país vizinho.
"As decisões do Tribunal Penal Internacional não têm sentido para o nosso país, inclusive do ponto de vista jurídico", declarou a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA