Projeto da UFRA lança cartilha acessível em Libras sobre contenção do coronavírus
A cartilha está disponível em texto, áudio e Libras
Pensando no autocuidado emocional e nas medidas de isolamento necessárias para conter o avanço do novo coronavírus, as professoras do projeto de extensão “Inclusão em Debate”, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), tiveram a ideia de elaborar uma cartilha com dicas, sugestões e cuidados com a saúde mental durante a pandemia. A cartilha “Autocuidado emocional em tempos de covid-19” é a primeira cartilha acessível da UFRA e está disponível em texto, áudio e Libras. O material segue os modelos de cartilha acessível do Ministério da Saúde.
Nos vídeos e no arquivo, disponível em PDF, é possível encontrar orientações, como manter uma rotina, o cuidado com o excesso de informações, a importância de manter o contato com outras pessoas, o respeito aos próprios limites e pensar em novos projetos de vida.
A cartilha também traz orientações sobre violência contra vulneráveis e contatos importantes para os casos de suspeita de covid-19 e para receber apoio psicológico.
"Nós do Projeto Inclusão em Debate acreditamos na importância de ações que auxiliam à população de forma acessível. Apesar de sabermos que nem todos podem ter acesso à internet, acreditamos no efeito multiplicador de uma pessoa que tenha acesso a informação", ressalta a professora Ana Paula Sardinha, coordenadora do projeto.
O material foi elaborado por Ana Paula, com colaboração das professoras Daniela Reis e Rafaela Aquime, o intérprete Wallace Albuquerque e com a diagramação e edição da discente Jaqueline Brito, aluna do curso de Licenciatura em Computação e integrante do projeto.
“A maioria das cartilhas não é acessível. Existem surdos que oralizam muito bem, mas outros não sabem ler em português. O português é a segunda língua, eles precisam ler em Libras”, diz a coordenadora.
A equipe do Projeto Inclusão em Debate é formada por 15 pessoas. A proposta é fazer ainda mais cartilhas acessíveis.
A cartilha completa está dividida em dois endereços, aqui e aqui.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA