CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Projeto ajuda no combate ao suicídio e depressão

O "S.O.S Depressão" busca, através de rodas de conversa, mudar uma realidade que atinge diversos brasileiros: o suicídio

Pablo Costa
fonte

O suicídio é um assunto complexo, pois ninguém se mata por um único motivo, mas a prevenção é possível e algumas ações podem ser feitas por todos. Permitir que as pessoas desabafem e falem sobre seus sentimentos sem receber críticas é um meio de evitar que se pense na morte como solução para as dores e problemas.

Um grupo de apoio e orientação denominado “S.O.S Depressão”, organizado pela Igreja Família Debaixo da Graça, localizada no município de Castanhal, nordeste paraense, trabalha há mais de um ano no combate ao suicídio e depressão. O projeto atende cerca de 50 pessoas, gratuitamente, com palestras e rodas de conversa sobre o assunto.

“Nós trabalhamos de forma voluntária, com palestras sobre estresse, ansiedade, medo, mutilação, depressão e suicídio”, explica o fundador e coordenador do projeto, pastor-auxiliar Gean Pierre. “O nosso objetivo é aliar a psicologia à palavra de Deus e ajudar as pessoas a superar seus traumas, medos e conflitos emocionais”, acrescenta.

 O "S.O.S Depressão existe há mais de um ano e atende cerca de 50 pessoas no salão da Igreja Família Debaixo da Graça, em Castanhal. (Divulgação)

O projeto também é realizado em escolas estaduais e municipais, orientando os profissionais para lidar com possíveis situações com seus alunos. “A gente orienta esses profissionais para terem suporte psicológico e emocional na hora de lidar com algum problema vindo de seus alunos”, conta Gean.

“Aqui nós recebemos qualquer tipo de pessoa, independentemente de sua religião ou classe social. Nosso objetivo é contribuir para o desempenho emocional, espiritual e social de cada cidadão”, declarou o pastor Higor Ximenes.

Devido ao grande aproveitamento do projeto na cidade de Castanhal, segundo os organizadores, o grupo não descarta a possibilidade de formar equipes para prestar o mesmo suporte em escolas e instituições de Belém. “Temos grupos da nossa igreja em Belém e surgiu a oportunidade para fazer o mesmo trabalho em escolas e igrejas da capital”, adiantou Higor.

No próximo sábado (21) o projeto “S.O.S Depressão” realizará uma ação na Praça do Estrela, no município de Castanhal, em alusão a campanha nacional Setembro Amarelo. No evento, serão distribuídos informativos, brindes e terá palestras sobre a valorização da vida.

Setembro Amarelo

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números de suicídios no Brasil e no mundo, a campanha Setembro Amarelo cresceu e hoje tem conquistado o Brasil inteiro.

Dados

A cada 40 segundos, uma pessoa morre por suicídio no mundo. No que se refere ás tentativas de suicídio, o número é ainda mais assustador: uma pessoa atenta contra a própria via a cada três segundos. Quase 100% dos casos de óbito por suicídio estão relacionados a transtornos mentais, em sua maioria não diagnosticados, tratados de forma inadequada ou não tratados de maneira alguma. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que aproximadamente 1 milhão de casos de óbito por suicídio são registrados por ano em todo o mundo. No Brasil, os casos registrados chegam a 12 mil óbitos por ano.       

Serviço:

Projeto: S.O.S Depressão

Endereço: Av. Presidente Vargas, 890, Castanhal. (Em frente ao Cristo Redentor)

Dia: Toda terça-feira 

Hora: 19h

Contatos: (91) 98118-1270 e 98248-3020

Ação pela Vida:

Dia: 21/09/2019

Hora: A partir das 17h

Local: Praça do Estrela, em Castanhal

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM