Programa ‘O Liberal na Escola’: alunos da escola Heureca visitam O Liberal
Os 26 estudantes, de 11 anos, conheceram um pouco a rotina de funcionamento do jornal
Alunos do Centro Educacional Heureca, localizado no bairro da Marambaia, em Belém, estiveram na redação do jornal O Liberal pelo programa O Liberal na Escola. A visita ocorreu na manhã desta terça-feira (11). Os 26 estudantes, que têm 11 anos, foram acompanhados pela diretora administrativa da escola, Ana Camila Paixão Carneiro.
Em O Liberal, os estudantes visitaram vários espaços do jornal, incluindo a redação, onde atuam os profissionais de jornalismo de O Liberal, jornal Amazônia, portal OLiberal.com e redes sociais do Grupo Liberal, e também conheceram o maquinário do parque gráfico de O Liberal, um dos maiores da América Latina.
Recepcionados inicialmente pelo jornalista Lázaro Magalhães, da Chefia de Produção de Conteúdo da redação integrada de O Liberal, os alunos foram apresentados à redação e conheceram mais detalhes sobre o processo de produção de notícias e o funcionamento da redação de O Liberal.
Lázaro falou do empenho dos profissionais em levar uma informação de qualidade e devidamente checada aos leitores do jornal e aos internautas. Ele também comentou sobre a rotina diária de trabalho na redação, destacando que o jornal do dia seguinte começa a ser pensado e decidido no dia anterior.
“Nosso trabalho não para nunca. Estamos atentos e em esforço contínuo, sete dias por semana, vinte e quatro horas por dia”, detalhou, afirmando que as equipes são divididas por turnos, para que sempre se tenha profissionais fazendo as coberturas jornalísticas.
LEIA TAMBÉM:
Informações são checadas para que sejam publicadas de maneira correta
Respondendo às perguntas dos alunos, Lázaro explicou que as informações chegam à redação por telefone, por e-mail e pelas redes sociais. E enfatizou que as informações são previamente checadas, para que as histórias sejam publicadas com qualidade e de maneira correta.
A diretora administrativa Ana Kamila Paixão Carneiro disse que o objetivo da visita foi conhecer como o jornal chega à casa dos alunos e, também, complementar o trabalho que é feito na escola. “A gente recebe o jornal lá. Então nós trouxemos eles para cá justamente para eles entenderem esse processo do jornal, a produção do jornal, como é feita a edição, quais são os profissionais que participam de todo esse trabalho”, afirmou.
Logo depois de visitar a redação, os estudantes conheceram o parque gráfico do jornal. Essa foi a primeira vez que os alunos do Centro Educacional Heureca visitaram a redação de O Liberal. A escola tem 380 alunos, da educação infantil ao nono ano.
A aluna Juliana de Oliveira Lima, 11 anos, disse que a visita foi interessante. “Meus pais sempre tiveram esse jornal. Sempre me interessei por ler. Está sendo bem legal”, contou. João Gabriel, 11 anos, também fez perguntas durante visita à redação e gostou de ter conhecido o parque gráfico. “Está valendo a pena”, afirmou.
Visita à redação é de suma importância, destaca coordenador de 'O Liberal na Escola'
Coordenador do programa O Liberal na Escola, Alan Siqueira lembra que o Centro Educacional Heureca faz parte do programa O Liberal na Escola há algum tempo. “Inclusive esteve conosco durante o período da pandemia e continua executando o trabalho com o jornal O Liberal impresso em sala de aula”, disse.
Ele explicou que os alunos conheceram um pouco de todo esse processo de construção de produção, tanto do jornal impresso quanto do digital, considerando que eles já trabalham com esse tipo de material, com esse recurso pedagógico, em sala de aula.
“E eles também se propõem a desenvolver atividades no mesmo cunho pedagógico e com direcionamento do jornal O Liberal na escola. Receber os alunos aqui é algo de suma importância porque, aqui, eles passam a entender de fato como é que funciona o processo de busca de informação, triagem, até mesmo a questão de como escrever a notícia. Todas as atividades têm um cunho pedagógico”, destacou Alan Siqueira.
Visita não é um passeio. É uma aula fora do ambiente escolar
O coordenador do programa O Liberal na Escola explicou que, antes da visita, cada escola encaminha o objetivo da visita, para que, assim, seja alcançado êxito na atividade pedagógica. “Sempre deixamos muito claro que não é um passeio. Continua sendo uma aula, porém fora do ambiente escolar. É sempre satisfatório ter os alunos aqui, animados do jeito que estão, para tecer conhecimentos e incentivar e fortalecer esse processo de ensino e aprendizagem”, completou Alan.
A palavra heureca tem origem no verbo grego heúreka, cuja forma principal é heurísko e significa encontrar, descobrir. Segundo a escola, “a inspiração para a adoção do nome vem do intenso processo de descoberta do conhecimento pelo qual os estudantes passam todos os dias em sua formação”.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA