Programa 'O Liberal na Escola': alunos da escola Heureca conhecem o funcionamento da redação
As principais dúvidas dos estudantes foram sobre o processo de produção de notícias e a checagem dos fatos
Cerca de 28 alunos de uma turma do sexto ano da escola Heureca, localizada no bairro da Marambaia, em Belém, estiveram presentes na sede do Grupo Liberal nesta quinta-feira (13). O programa ‘O Liberal na Escola’ recebeu as crianças para tirar dúvidas sobre o funcionamento e produção das notícias que diariamente saem nos jornais, além de apresentar as dependências do prédio. A visita percorreu diversos espaços, como a Rádio Liberal e o maquinário do parque gráfico de O Liberal, considerado um dos maiores da América Latina.
Os estudantes foram recebidos na Redação Integrada de O Liberal pelo chefe de Produção de Conteúdo, o jornalista Lázaro Magalhães. As principais dúvidas dos pequenos foram sobre o processo de apuração das informações que serão noticiadas. “Nós publicamos coisas que são reais, não podemos publicar mentiras e, com isso, temos muito cuidado com a linha editorial do jornal, sempre atentando para não sermos sensacionalistas. A gente tem um padrão básico aqui: tudo que chega na redação e não tem uma fonte confiável, é preciso checar”, afirmou.
VEJA MAIS
A forma de escrita, o sistema de escolha das notícias e a importância dos veículos de comunicação foram bastante abordadas. Victor Furtado, coordenador do Núcleo de Cidades de O Liberal, explicou aos alunos da escola Heureca qual a responsabilidade de todo jornalista. “O nosso dever é trazer todos os lados possíveis de uma mesma história e uma mesma informação, sempre tem espaço para todos”, disse.
Aluna sonha em ser jornalista
Victória Maia, de 11 anos, sonha em ser jornalista e achou a oportunidade de visitar a Redação Integrada de O Liberal uma ótima experiência. “Nossa, estou achando incrível. Antes de vir para cá, eu me preparei para tirar muitas dúvidas. A visita está me ajudando muito, porque várias coisas que eu não sabia, estou conseguindo ter uma ideia de como é. Estou muito feliz”, relatou.
Coordenação da escola e pais aprovam a iniciativa
Desde as turmas iniciais, a escola Heureca busca incentivar a leitura nos alunos. A oportunidade de visitar uma redação jornalística é fundamental para as atividades que são desenvolvidas e para fazer as crianças terem noção do processo de funcionamento de um produto. Andreza Cardoso, coordenadora do colégio, explica que a iniciativa visa atividades práticas que são realizadas posteriormente. “A gente tem essa parceria com o jornal e a professora de Língua Portuguesa, com Redação, faz esse desenvolvimento com as turmas do Ensino Fundamental 2. Com os menores, os professores trabalham na questão da identificação, manuseio, reaproveitamento, e para eles que estão aqui é importante para entender o processo de construção, de onde tudo começa até chegar para eles no jornal impresso”, destaca a gestora.
A primeira turma a visitar o O Liberal, na última terça-feira (11), compartilhou o momento com os demais alunos, aumentando a expectativa para o passeio. “O primeiro grupo que veio foi uma grande repercussão, tanto que muitos que estão hoje aqui, a primeira turminha informou para eles como foi a experiência. Os pais gostaram muito, teve um bom retorno”, finalizou Andreza.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA