PMB abre licitação do transporte público que prevê ar condicionado e rastreamento nos ônibus
Processo também prevê a criação de um sistema de informações que permitirá aos usuários acompanhar o itinerário dos ônibus
A Prefeitura de Belém publicou, na edição da última sexta-feira (5) do Diário Oficial do Município, o Aviso de Licitação da Concorrência nº 09/2022 - Semob, referente à abertura do processo licitatório para a concessão do transporte público de passageiros por ônibus na capital.
Entre os itens previstos no certame está a implantação de um sistema de informações aos usuários, que poderão acompanhar o itinerário dos ônibus e calcular o tempo de chegada nas paradas de ônibus, e a instalação obrigatória de sistema de ar condicionado em 20% da frota já nos primeiros dois anos.
Outra exigência feita às empresas concorrentes é que os veículos deverão contar também com monitoramento digital por meio de câmeras de segurança, além de contar com sistema de rastreamento para que sejam monitorados em tempo real pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).
O edital prevê a execução dos serviços por um período de seis anos, com possibilidade de prorrogação, em regime de exclusividade e de participação de consórcio de empresas.
De acordo com a titular da diretora-presidente da Semob, Ana Valéria Borges, as concessionárias selecionadas pela licitação, também serão responsáveis pela exploração e manutenção dos Terminais e Estações do BRT.
Além das propostas, a situação jurídica de cada empresa será analisada para verificar se estão aptas a participar da licitação. A gestão municipal já informou que o critério de escolha será o da menor tarifa.
O edital estará disponível para retirada gratuita a partir da próxima quarta-feira (10) no site Comprasnet e pela página oficial da Prefeitura de Belém. Os envelopes devem ser abertos pela Comissão Geral de Licitação (CGL) da PMB, no dia 12 de setembro.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA