Praias próprias para banho, em Belém, serão conhecidas nesta semana

Exame segue resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente para identificar coliformes fecais

Redação Integrada de O Liberal
fonte

Todos os anos, antes do mês de julho, a Prefeitura de Belém faz exames para testar a balneabilidade das praias da cidade e distritos. Os resultados, adianta a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), devem sair nesta semana. Esses testes são sempre muito aguardados pelos comerciantes das barracas, pois podem garantir a movimentação de veraneio.

As coletas de material para teste de balneabilidade foram feitas em quatro praias: Amor, Brasília e Praia Grande, em Outeiro; e, em Icoaraci, na praia do Cruzeiro. O objetivo é identificar a presença de bactérias, como a Escherichia coli, que é encontrada nas fezes humana, explica Paula Ondina, agente de Vigilância Sanitária e Ambiental da Semma. 

Em Mosqueiro, foram coletadas amostras das praias da Baía do Sol, Paraíso, Marahú, Ariramba, Chapéu Virado, Murubira e Farol. Todas as praias da ilha de Cotijuba — Vai Quem Quer, Flecheira, Funda, Saudade, Amor e Farol — também passaram por análise para saber se estão próprias para banho. 

Todas as análises são feitas com base na resolução 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que descreve que uma praia é considerada imprópria para o banho quando os valores estiverem acima de 2 mil Escherichia coli para cada 100 mililitros de água analisada. Também serão verificadas na análise a existência de nitrogênio amoniacal, sólidos dissolvidos totais e sulfatos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM