Praias próprias para banho, em Belém, serão conhecidas nesta semana
Exame segue resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente para identificar coliformes fecais
Todos os anos, antes do mês de julho, a Prefeitura de Belém faz exames para testar a balneabilidade das praias da cidade e distritos. Os resultados, adianta a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), devem sair nesta semana. Esses testes são sempre muito aguardados pelos comerciantes das barracas, pois podem garantir a movimentação de veraneio.
As coletas de material para teste de balneabilidade foram feitas em quatro praias: Amor, Brasília e Praia Grande, em Outeiro; e, em Icoaraci, na praia do Cruzeiro. O objetivo é identificar a presença de bactérias, como a Escherichia coli, que é encontrada nas fezes humana, explica Paula Ondina, agente de Vigilância Sanitária e Ambiental da Semma.
Em Mosqueiro, foram coletadas amostras das praias da Baía do Sol, Paraíso, Marahú, Ariramba, Chapéu Virado, Murubira e Farol. Todas as praias da ilha de Cotijuba — Vai Quem Quer, Flecheira, Funda, Saudade, Amor e Farol — também passaram por análise para saber se estão próprias para banho.
Todas as análises são feitas com base na resolução 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que descreve que uma praia é considerada imprópria para o banho quando os valores estiverem acima de 2 mil Escherichia coli para cada 100 mililitros de água analisada. Também serão verificadas na análise a existência de nitrogênio amoniacal, sólidos dissolvidos totais e sulfatos.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA