Ponte do Outeiro é liberada para o fluxo normal de trânsito neste domingo; veja as fotos

Governador entregou a estrutura, na manhã deste domingo (26), em meio a autoridades públicas e moradores da ilha, distrito de Belém

Valéria Nascimento

A ponte do Outeiro sobre o Rio Maguari foi liberada para o fluxo normal de carros, por onde em média circulam cerca de 40 mil veículos por dia, de acordo com o governador Helder Barbalho. O chefe do Executivo estadual entregou a estrutura de 360 metros de extensão, na manhã deste domingo (26), em um concorrido ato, com autoridades públicas e dezenas de moradores da ilha, distrito de Belém.

VEJA MAIS

image Ponte de Outeiro passa por últimos ajustes para entrega neste domingo
A ponte Enéas Martins, mais conhecida como a ponte do Outeiro, tem 360 metros de extensão. A estrutura ficou comprometida após acidente em janeiro de 2022

"Esta entrega é relevante para mais de 100 mil pessoas, (que moram em Outeiro), e necessitam trafegar no deslocamento entre Outeiro e Icoaraci, se deslocar, aqueles que trabalham na ilha e no distrito industrial”, afirmou o governador, minutos antes do desenlace da fita inaugural.

Ele acrescentou que a estrutura antiga foi inaugurada, no ano de 1986, pelo então governador do Estado, Jader Barbalho, pai de Helder e atual senador pelo Pará. Em 17 de janeiro de 2022, um dos pilares de sustentação da ponte de Outeiro se desprendeu e uma rachadura se abriu na pista.

image Participaram da reabertura da ponte o senador Jader Barbalho, a primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, o governador Helder Barbalho e o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Ivan Duarte / O Liberal)

Força-tarefa

Uma força-tarefa com representantes de vários órgãos públicos foi montada para organizar as ações implementadas para minimizar os transtornos à população, após o incidente com a ponte antiga. “Foi uma operação de guerra”, observou o governador.

Ele agradeceu a parceria de órgãos públicos e privados no processo de reconstrução da ponte e na garantia da travessia dos moradores da ilha, enquanto havia obras no local. Ele também agradeceu aos moradores.

"É fundamental que eu venha a público agradecer a compreensão e a solidariedade da população. Nós sabemos o quanto isso tudo impacta a vida das pessoas”, acrescentou ele.

Do ato de entrega, também participaram o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues; o senador, Jader Barbalho; e a primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, entre diversas autoridades públicas.

image Balsa que transportava madeira atinge ponte do Outeiro
O acidente ocorreu por volta das 6h30 desta segunda-feira (17)

Veja as fotos da reabertura da ponte do Outeiro

ponte outeiro helder barbalho

Estado fará segunda ponte

Helder anunciou que, nos próximos dias, ele assinará a ordem de serviço para a construção da segunda ponte entre Outeiro e Icoaraci. Esta segunda ponte vai ligar a Rua da Brasília, em Outeiro, à Sétima Rua, em Icoaraci. Locais com o maior adensamento populacional nos dois distritos, segundo o governador.

"O que permitirá que nós possamos ter esta estrutura (a ponte entregue neste domingo) com um perfil para quem mora nesta região de Outeiro e Icoaraci e atendendo às indústrias e empresas que atuam aqui. E a nova ponte (a segunda), que será construída com um olhar de maior aproximação, conveniência e acessibilidade para as pessoas desta região populosa de Belém", destacou o governador.

Secretário de Estado de Transporte (Setran), Adler Silveira enfatizou a modernidade da engenharia da ponte entregue, neste domingo. “Ela tem uma engenharia atualizada. Nós fizemos dois pilares com 16 cabos estais (cabos de aço), que garantem a segurança do tabuleiro da ponte e, principalmente, aumentam o vão de navegação sobre o rio Maguary”, disse ele.

Confira a preparação para a reabertura da ponte

reinauguração ponte outeiro

 

Nova estrutura atende padrão da engenharia naval

"Esse espaçamento (vão), de um lado passa a ter 100 m de extensão e de outro de 80 m de extensão, garante a navegabilidade segura das embarcações com uma engenharia naval mais moderna”, acrescentou o secretário

Moradora de Outeiro, há oito meses, a depiladora Ivanete Leal, de 39 anos, fez questão de ir ao ato inaugural da estrutura. “Não foi fácil para gente esse tempo em que a ponte fechou. Às vezes, a gente vinha de van, de bicicleta, andamos muito por aqui debaixo de chuva. Acho que agora tudo vai melhor para nós, da ilha”.

"A ponte está excelente, só que a gente quer mais. A gente quer mais asfalto, as ruas em Outeiro estão só buraco. Eu moro no bairro do Fidélis, lá também é Outeiro e está feito, e também na rua do posto de saúde. A gente sempre quer mais melhoria para a nossa ilha, né”, afirmou a pescadora Eliane Alves, de 52 anos, casada e mãe de duas meninas, que também foi assistir o ato de entrega da ponte, neste domingo. .

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM