Plantio de mudas no canal da São Joaquim marca ação do 'Setembro Verde'
O objetivo é evitar o assoreamento do canal para diminuir os deslizamento de terra para o leito do canal
Neste sábado (11) uma ação de plantio de mudas no canal da São Joaquim foi realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). O prefeito Edmilson Rodrigues esteve presente. A ação faz parte da programação da "Operação Setembro Verde". O objetivo é evitar o assoreamento do canal com o plantio de arbóreas, que diminuem o deslizamento de terra para o leito do canal.
Edmilson Rodrigues falou da importância de pensar uma Belém mais inclusiva, sustentável e socialmente mais justa: "aqui é razão e paixão que une todos nós na construção dessa Belém saudável, socialmente justa, ecologicamente equilibrada e democrática. Muito feliz porque nós temos todos os motivos para exercer a felicidade", disse o prefeito de Belém.
A Comunidade de Nossa Senhora de Guadalupe, organizada na área conhecida como Malvinas, que fica às margens do São Joaquim, também foi mobilizada para ajudar no plantio e na preservação das mudas. O prefeito Edmilson Rodrigues e outras autoridades presentes, junto com a comunidade, plantaram algumas mudas nas laterais do canal.
Edmilson ressalta que estamos no mês da Amazônia, no Setembro Verde, e que Belém é a mais importante metrópole da Amazônia: "com toda humildade é um centro para o mundo. Por que a Amazônia é expressão do futuro da humanidade. Aqui tanto a riqueza social, a diversidade étnica cultural, mas também a biodiversidade são portentosas. Nós temos aí mais de 20% de áreas antropizadas. Nós temos ainda muitas florestas, mas as cidades precisam se afirmar como cidades amazônicas. Belém sendo a metrópole mais importante da Amazônia - e eu falo como arquiteto e geográfico não é bairrismo - qualquer coisa que aconteça na Amazônia para chegar em outro lugar do mundo tem que passar por Belém", finaliza.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA