Parque do Utinga: trilhas ecológicas são suspensas por conta do risco de queda de árvores
A medida de controle tem como objetivo eliminar os riscos de acidentes com queda de árvores neste período de chuvas intensas em Belém
As trilhas ecológicas da Unidade de Conservação (UC) Integral Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna” estão fechadas à visitação pública. O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), por meio da Gerência Administrativa da Região Metropolitana de Belém (GRB), informou que a medida preventiva visa garantir a segurança dos frequentadores do parque por conta dos riscos de acidentes com queda de árvores neste período de chuvas intensas em Belém. A suspensão passou a valer a partir desta quarta-feira (1º).
O Ideflor-Bio reforçou que o Parque do Utinga está funcionando normalmente para visitação do público. A pista principal com 4 quilômetros de extensão está liberada para caminhadas, passeios ciclísticos e corridas. Quanto aos passeios ecológicos, somente a trilha da Mariana está aberta para visitação. A GRB, responsável pela Gestão da Unidade de Conservação (UC), informou ainda, que a equipe de manutenção do Parque está trabalhando continuamente na retirada de galhos e troncos, que estão obstruindo o deslocamento no interior das trilhas interditadas
De acordo com o gerente da (GRB), Ivan Santos, as chuvas intensas, acompanhadas de ventos fortes, provocam a queda de árvores e galhos no interior da área de mata da (UC), ocasionando a obstrução das trilhas. “A equipe de manutenção, realiza também o monitoramento dos vegetais arbóreos, identificando e removendo os galhos em risco iminente de queda. As fortes chuvas deixam o solo encharcado, o que pode desestabilizar os vegetais, e ocasionar a queda de árvores saudáveis, portanto, para garantir a segurança dos frequentadores, as trilhas ficarão fechadas, até o fim do período das chuvas intensas”, disse o gerente.
Trilhas interditadas
Trilha do Yuna, Trilha do Água Preta, Trilha do Patauá, Trilha da Castanheira, Trilha do Macaco, Trilha da Capivara, Trilha do Acapú, Trilha Bolonha, Trilha do Amapá e Trilha da Paxiúba.
Trilha liberada
Trilha da Mariana, com extensão de 807 metros, tempo estimado de 20 minutos, público-alvo a partir de 12 anos. A trilha possui obstáculos naturais e lago de água cristalina no seu interior.
Serviço:
O Ideflor-Bio reforça que os passeios pela trilha ecológica devem ser guiados por condutores habilitados pelo Instituto. O Parque abre das 6h às 17h, de quarta-feira a segunda-feira, nas terças-feiras fecha para serviços de manutenção.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA