Parque do Utinga: trilhas ecológicas são suspensas por conta do risco de queda de árvores

A medida de controle tem como objetivo eliminar os riscos de acidentes com queda de árvores neste período de chuvas intensas em Belém

O Liberal
fonte

As trilhas ecológicas da Unidade de Conservação (UC) Integral Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna” estão fechadas à visitação pública. O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), por meio da Gerência Administrativa da Região Metropolitana de Belém (GRB), informou que a medida preventiva visa garantir a segurança dos frequentadores do parque por conta dos riscos de acidentes com queda de árvores neste período de chuvas intensas em Belém. A suspensão passou a valer a partir desta quarta-feira (1º).

O Ideflor-Bio reforçou que o Parque do Utinga está funcionando normalmente para visitação do público. A pista principal com 4 quilômetros de extensão está liberada para caminhadas, passeios ciclísticos e corridas. Quanto aos passeios ecológicos, somente a trilha da Mariana está aberta para visitação. A GRB, responsável pela Gestão da Unidade de Conservação (UC), informou ainda, que a equipe de manutenção do Parque está trabalhando continuamente na retirada de galhos e troncos, que estão obstruindo o deslocamento no interior das trilhas interditadas

De acordo com o gerente da (GRB), Ivan Santos, as chuvas intensas, acompanhadas de ventos fortes, provocam a queda de árvores e galhos no interior da área de mata da (UC), ocasionando a obstrução das trilhas. “A equipe de manutenção, realiza também o monitoramento dos vegetais arbóreos, identificando e removendo os galhos em risco iminente de queda. As fortes chuvas deixam o solo encharcado, o que pode desestabilizar os vegetais, e ocasionar a queda de árvores saudáveis, portanto, para garantir a segurança dos frequentadores, as trilhas ficarão fechadas, até o fim do período das chuvas intensas”, disse o gerente.

Trilhas interditadas

Trilha do Yuna, Trilha do Água Preta, Trilha do Patauá, Trilha da Castanheira, Trilha do Macaco, Trilha da Capivara, Trilha do Acapú, Trilha Bolonha, Trilha do Amapá e Trilha da Paxiúba.

Trilha liberada

Trilha da Mariana, com extensão de 807 metros, tempo estimado de 20 minutos, público-alvo a partir de 12 anos. A trilha possui obstáculos naturais e lago de água cristalina no seu interior.

Serviço:

O Ideflor-Bio reforça que os passeios pela trilha ecológica devem ser guiados por condutores habilitados pelo Instituto. O Parque abre das 6h às 17h, de quarta-feira a segunda-feira, nas terças-feiras fecha para serviços de manutenção.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM