PRF incentiva doação de mechas de cabelo para pacientes em tratamento com câncer de mama
As doações, que fazem parte da campanha Outubro Rosa, podem ser feitas até o dia 30 de outubro na Superintendência da PRF no Pará, no Núcleo de Comunicação Social (Nucom), das 8h às 16h
Em alusão ao “Outubro Rosa”, mês da conscientização sobre o combate ao câncer de mama, a campanha “Uma Parte de Nós”, uma iniciativa da Polícia Rodoviária do Pará (PRF), que começou no último dia 15 de outubro e segue até o dia 30 de outubro, busca incentivar trabalhadoras do órgão e a população em geral a realizarem entregas de mechas de cabelo para as ONGs e hospitais parceiros que confeccionarão perucas para mulheres em tratamento oncológico. As doações podem ser feitas na Superintendência da PRF no Pará, no Núcleo de Comunicação Social (Nucom), das 8h às 16h.
A PRF no Pará realizará a campanha regionalmente, realizando a divulgação interna e externa. O órgão encaminhará as doações à instituição parceira. Neste ano de 2022, o Instituto Áster - uma instituição não governamental sem fins lucrativos, constituída por voluntários que realizam trabalho com crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer - será parceiro na recepção e encaminhamento das doações.
A doação não é restrita a determinados tipos de cabelo ou à idade, inclusive crianças podem participar da ação. Os cabelos podem ser crespos, lisos, com química, “virgens”. O comprimento das mechas a serem doadas deve ser de, no mínimo, 10 centímetros, e é importante que o cabelo esteja seco, para evitar fungos, além de estar preso por um elástico.
Como doar as mechas?
Para a doação, a PRF orienta os seguintes passos: amarrar os cabelos bem firmemente, de preferência com elástico de dinheiro, em um rabo de cavalo, ou em mais mechas, e fazer o corte; no momento do corte, é importante que o cabelo esteja seco e em forma natural (sem escova ou chapinha); armazenar o cabelo seco em uma embalagem (saquinho) plástico, envelope ou caixa; levar a doação a um dos pontos de coleta de hospitais e ONGs que desenvolvem o trabalho.
A campanha Outubro Rosa
O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado na década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.
O objetivo do Outubro Rosa 2022 é divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença.
Serviço
Doações para a campanha “Uma Parte de Nós”
Período: de 15 a 30 de outubro
Hora: das 8h às 16h
Local: Superintendência da PRF no Pará, no Núcleo de Comunicação Social (NUCOM), em Belém, no prédio do Censipam - avenida Júlio César, 7060 - Val-de-Cans, Belém - PA
(Gabriel Pires, estagiário, sob a supervisão do coordenador do Núcleo de Atualidades, João Thiago Dias)
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA