'Oportunidade exercer a cidadania', diz major do Exército sobre alistamento de jovens em Belém
O prazo para alistamento militar obrigatório a homens que completam 18 anos em 2022 termina no dia 30 de junho
O prazo para alistamento militar obrigatório a homens que completam 18 anos em 2022 termina no dia 30 de junho, em Belém. O Major Alexsandro Moura Lima concedeu entrevista exclusiva à redação integrada de O Liberal para explicar mais sobre como funciona esse processo e dar dicas para quem pretende ser voluntário.
Na capital paraense, o alistamento pode ser feito em pontos dos bairros do Comércio, Campina, Bengui, Curió-Utinga e no distrito de Mosqueiro. No Brasil, o Serviço Militar tem a sua obrigatoriedade determinada a partir da Lei nº 4.375/64. A 8ª Região Militar do Norte (8RM) tem a expectativa de realizar 120 mil alistamento de jovens no Pará.
O alistamento pode ser feito pelo site alistamento.eb.mil.br, pelo aplicativo Exército Brasileiro (disponível para Android e iOS) ou nos locais presenciais.
Caso perca o prazo, os jovens devem comparecer à Junta de Serviço Militar para regularizar sua situação. Para brasileiros residentes no exterior, o processo deve ser feito por meio das repartições consulares ou das Embaixadas do Brasil.
Qual o perfil dos jovens que costumam se alistar e como se comportam?
Todo jovem que completa 18 anos em 2022 é obrigado a se alistar. Os perfis, geralmente, são de voluntários a permanecer em algum quartel da Marinha, do Exército ou Aeronáutica.
Como jogo na carreira militar consegue se destacar dos outros?
Após a incorporação já dentro de um quartel de qualquer uma das três forças o jovem que se empenhar mais e se dedicar, mostrar vontade e paixão acaba se destacando naturalmente entre seus superiores e seus pares também. A própria turma o considera como um líder que pode representar os demais.
Qual a importância de um jovem se recrutar e como ele pode ajudar o seu país?
Ele tem a oportunidade de exercer a cidadania. Uma cidadania do perfil militar. Onde ele consegue servir e defender a pátria mantendo a soberania nacional e a proteção de seus cidadãos. A importância desse jovem procurar servir é, justamente contribuir com o Brasil na parte da segurança nacional.
Confira os locais para se alistar em Belém:
- Espaço das Palmeiras I, localizado na Rua Ó de Almeida, de esquina com a rua 1º de Março, bairro do Comércio;
- Espaço das Palmeiras II, localizado na Ru Ó de Almeida, de esquina com a Rua 1º de Março;
- Parque Shopping, localizado na avenida Augusto Montenegro, bairro Bengui;
- Centro de Excelência do Serviço Militar, localizado na Rua do Utinga, nº 300, bairro Curió-Utinga;
- Agência Distrital de Mosqueiro, localizada na avenida 15 de Novembro, nº 664.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA