Oficina de preservação de jornais e obras raras é realizada na Biblioteca Pública Arthur Vianna

A atividade, que terminou nesta sexta-feira (8), foi destinada a alunos do curso de Conservação e Restauro da UFPA

O Liberal
fonte

A Biblioteca Pública Arthur Vianna (BPAV) sediou ao longo de toda a semana a oficina de “Preservação e Conservação de Jornais e Obras Raras”, ofertada em colaboração com o curso de Conservação e Restauro da Universidade Federal do Pará (UFPA). As aulas encerraram nesta sexta-feira (8), com uma palestra da doutora em História Social da Amazônia, Luiza Amador.

VEJA MAIS

image Volante Leandro Vilela fala sobre bom momento do Paysandu em campeonatos: ‘Prazeroso’
Papão está invicto no Campeonato Paraense, Copa do Brasil e Copa Verde, e se prepara para o desafio da Série B

image Processo de digitalização de acervos de livros ainda é lento no Pará
Pandemia atrapalhou o trabalho de digitalização de obras raras da Fundação Cultural do Pará (FCP)

image Biblioteca Pública Arthur Vianna retoma atendimento por agendamento
Nesta etapa inicial, será necessário o agendamento de horários em dias específicos para pesquisar nos setores de Obras Raras, Microfilmes e Jornais - os primeiros a voltar às atividades

A atividade, que contou com 20 vagas disponibilizadas pela Fundação Cultural do Pará (FCP) para alunos da UFPA, foi dividida em quatro etapas: higienização, restauração, organização e encadernação. Os trabalhos realizados pelo acervo digital de Obras Raras da FCP podem ser acessados no site da FCP, onde o usuário encontra periódicos, artigos, legislações e livros raros.

A oficina foi ministrada pela bibliotecária Rosana Pereira e pelo restaurador Sandro Palheta, ambos da Seção de Restauro da FCP, e dos historiadores Alam Lima e Luiza Amador, do Núcleo de Pesquisa da fundação. “O workshop tem o intuito de oferecer um aprendizado sobre preservação de acervos raros. A conservação desses documentos e obras contribui para a construção da história e memória da cidade de Belém e do Estado do Pará”, ressalta a professora e pesquisadora Luiza Amador. 

“O trabalho da Fundação Cultural do Pará foi essencial para os alunos de conservação e restauro da UFPA. A experiência que tivemos junto aos profissionais da Biblioteca Pública Arthur Vianna foi de extrema importância, desde a nossa acolhida até o decorrer da oficina. Conseguimos aproveitar os ensinamentos que os profissionais da área e os funcionários do acervo nos forneceram”, afirma a participante da oficina Ellen Magalhães.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM