Obras na Doca: trânsito sofre novas mudanças a partir desta segunda-feira (27)
As alterações seguem até o dia 14 de fevereiro
As obras da Nova Doca, uma das principais intervenções urbanas em andamento em Belém, avançam com 55% dos serviços concluídos e trazem novas mudanças no trânsito a partir das 8h desta segunda-feira (27). As alterações vão impactar o trecho da avenida Visconde de Souza Franco, entre as ruas Diogo Moia e Ó de Almeida, onde as duas faixas próximas ao canal serão interditadas até 14 de fevereiro. O tráfego será mantido nas duas faixas restantes, liberadas para os veículos.
De acordo com o titular da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), Ruy Cabral, as mudanças são essenciais para o andamento seguro dos trabalhos. “O Governo do Pará avança dentro do cronograma para entregar as obras que fazem parte dos investimentos da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30). A Seop enfatiza que essas mudanças no trânsito são necessárias para garantir a segurança dos trabalhadores e de quem transita pelas áreas afetadas pelas mudanças. Por isso, temos solicitado o apoio da Semob (Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana de Belém) e do Detran (Departamento de Trânsito) na orientação do tráfego nesses locais”, explicou.
VEJA MAIS
Além disso, o retorno à esquerda para acesso à rua Ó de Almeida e ao Boulevard Shopping ficará interditado durante o período. Os motoristas que precisarem fazer a conversão deverão utilizar o retorno que fica mais adiante, entre a avenida Senador Lemos e a rua 28 de Setembro.
Com previsão de conclusão antes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), marcada para novembro, a Nova Doca avança em várias frentes. Atualmente, os trabalhos incluem a construção de fundações, instalação e concretagem de peças metálicas e cravação de estacas no canal.
O projeto, executado em parceria com o Governo Federal e a Itaipu Binacional, abrange 1,2 quilômetros de canais, contemplando obras de drenagem, paisagismo, urbanização e construção de passarelas. Além disso, será feita a substituição das comportas para controle da maré, medida que busca prevenir inundações na região.
A obra também prevê a pavimentação de 2,4 quilômetros da avenida Visconde de Souza Franco, a instalação de sistemas de drenagem profunda e superficial, redes de esgoto sanitário, tubulações de água potável, ciclovias e a implementação de energia limpa.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA