Natal da sujeira: Belém amanhece com vários pontos tomados por lixo nesta terça

Os resíduos foram registrados em diversos bairros, entre eles: Mangueirão, Telégrafo, Marco, entre outros pontos da capital

Gabriel Pires

Após a celebração de Natal, Belém amanheceu com vários pontos tomados por lixo nos mais diferentes bairros da cidade nesta terça-feira (26). Segundo denúncias, diversos pontos da cidade não receberam coleta de lixo. As montanhas de detritos foram registradas em diversos bairros, entre eles: Mangueirão, Telégrafo, Marco, entre outros pontos da capital.

Na travessa Coronel Luiz Bentes, nas proximidades do canal do Galo, no bairro do Telégrafo, o local ficou tomado por lixo em grande parte da via. Os condutores e ciclistas que passavam pelo local precisaram desviar do amontoado de resíduos no local, como foi possível observar em imagens recebidas na Redação Integrada de O Liberal. 

Já na avenida Augusto Montenegro, em frente ao Mangueirão, uma calçada estava tomada de entulhos. Boa parte da passagem do trecho ficou comprometida com os resíduos jogados ali. Material de construção, pedaços de madeira, plásticos e diversos outros materiais foram jogados no local. Restos de material orgânico também ficaram depositados na área. 

Outro ponto crítico foi no canal do Una. No local, uma infinidade de lixo orgânico e entulhos deixaram a área coberta pela sujeira. Também na capital paraense, moradores da avenida Marquês de Herval entre as travessas Mauriti e Barão do Triunfo reclamaram do mesmo problema na área. E ainda, moradores de Mosqueiro relataram o acúmulo de dejetos nas proximidades da rua Getúlio Vargas.

Problema crônico

Na avenida Padre Bruno Sechi, no bairro do Mangueirão, moradores relatam que o acúmulo de lixo seria crônico. Hid Santos, agente de portaria e morador da área, relata que a situação no local gera inúmeros incômodos aos moradores. 

“Esse acúmulo de lixo já vem de muito tempo. Não é de agora não. Ninguém liga pra isso. Ninguém toma conhecimento sobre isso. E se você percorrer essa avenida, você vai ver muitos entulhos. A cidade toda está carregada desse grande entulho que a prefeitura não vê. De vez em quando vem um carro coletor aqui, mas é muito difícil você ver isso aí. Esse acúmulo de lixo não é de agora, vem há quase um mês. A gente tem medo de rato e barata aqui. E outros, problemas de saúde também. O odor muito forte invade o conjunto. Eu moro mais ali na frente e sinto o odor desse lixo aí”, afirma o morador. 

Outra moradora que lamenta a situação do local é Patrícia Sebastião. Moradora há mais de 20 anos do local, ela diz que a cada ano que passa a questão do acúmulo de lixo fica pior.

“Nos últimos anos isso tem aumentado, a gente percebe que tem mais lixo ali. A gente antes não conseguia ver o lixo  tão alto, mas agora dá para ver da frente de casa. É tanto lixo doméstico quanto de construção. E ainda tem mais áreas de lixo se formando em outras partes ao longo dessa avenida. Imagino que deve ter bastante rato por ali. Porque esses animais e outros insetos adoram lixo. Minhas janelas são todas teladas porque tem muita mosca e pernilongo aqui, acho que devem estar jogando até restos de comida aqui para dar tanta mosca assim”, denuncia Patrícia.

No bairro do Guamá, um dos mais populosos de Belém, ao redor do cemitério Santa Izabel, a mesma situação foi observada logo no início da manhã desta terça. Antônio Rafael dos Santos Carvalho relata que o acúmulo de lixo no local causa muitos transtornos aos vizinhos.

“Aqui é muito entulho e lixo. Jogam tudo aí, todos os dias. Nem esperam a coleta chegar. Os moradores e outras pessoas de fora jogam aí. Vem gente de outras ruas só para fazer isso. Aí dá inseto, bicho morto, que é descartado. É todo tipo de lixo. Quando chove a água leva daqui para a parte mais baixa. Aí o pessoal lá que sofre as consequências. Fede pra cá, já que é aqui perto, do outro lado da rua o descarte”, conta.

A reportagem de O Liberal solicitou nota à Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) para falar sobre o assunto, mas não obteve retorno.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM