Musicoterapia ampara crianças durante tratamento oncológico em hospital de Belém

O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, na capital do Pará, recebe o projeto “Música de Cura: Notas de Esperança” nos dias 19 e 20 de junho

Lívia Ximenes
fonte

Crianças do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém, Pará, são amparadas pela musicoterapia durante o tratamento. Com a prática, que promove o uso da música para fins terapêuticos, é possível recuperar e manter a melhora da saúde física e mental, conforme a Associação Nacional de Musicoterapia dos Estados Unidos (National Association of Music Therapy - NAMT). A instituição recebe, nos dias 19 e 20 de junho, o projeto “Música de Cura: Notas de Esperança”.

VEJA MAIS

image Musicoterapia: terapia inovadora em Belém para o desenvolvimento infantil
Tratamento atua diretamente na região do cérebro que é responsável pelas emoções, gerando motivação e afetividade

image Projeto leva musicoterapia para relaxar bebês em hospital de Barcarena
'Hora do Soninho' oferece terapia como tratamento para ansiedade e estresse em bebês e mamães no Hospital Materno Infantil em Barcarena

image Descubra os benefícios da musicoterapia para a saúde
Conduzida por profissionais especializados, esta forma de terapia estuda e aplica as potencialidades da música no corpo humano

Na musicoterapia, diversas áreas do conhecimento estão envolvidas com sons, melodias, acordes e ritmos, como psicologia, sociologia e biologia. Por meio dessa atividade, a música traz novas formas de comunicação, oportunidades de reabilitação e interações. As informações são da União Brasileira das Associações de Musicoterapia (Ubam).

O projeto “Música de Cura: Notas de Esperança” leva música instrumental, com repertório variado, aos pacientes e acompanhantes. Conforme Cristiano Aguiar, idealizador da iniciativa, é possível promover momentos de relaxamento e contato com uma cultura diferente por meio da musicoterapia. “Acreditamos que a música pode ser uma poderosa ferramenta para aliviar o estresse, criar momentos de alegria e inspirar esperança”, afirma.

A ação pode atingir a todos do hospital, independe do local em que estejam, visto que o projeto é adaptável a diferentes espaços. O “Música de Cura: Notas de Esperança” é formado por Geraldo Sena, Cassio Costa e Jeffinho Alves. “Não tem palavra que defina a satisfação pessoal e a alegria de fazer parte de um projeto dessa natureza. Costumo dizer que quando executo uma atividade como essa, retorno para casa muito melhor do que quando saí”, fala Geraldo.

image O “Música de Cura: Notas de Esperança” busca promover melhoria no bem-estar e redução de estresse e ansiedade em pacientes durante tratamento (Divulgação)

A musicoterapia pode reduzir os efeitos colaterais de tratamentos, segundo uma pesquisa da Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizada com 45 pacientes de transplante autólogo de células-tronco hematopoéticas (TCTH Aut.) do Hospital Erasto Gertner, em Curitiba. O estudo apontou a redução de 78,8% de náuseas e 48,4% de dores nos participantes, além da volta do contato social, sonoro e cultural com a recriação de músicas conhecidas pelo paciente. O levantamento também mostrou queda na sensação de confinamento social imposto pelo tratamento.

VEJA MAIS

image A arte-terapia na linha de frente de tratamentos psicológicos
Expressões como a pintura, dança e música ajudam pessoas como Rodrigo Silva, morador do bairro do Júlia Seffer que descobriu na arte mais do que seu tratamento.

image Testes de terapia gênica restauram audição nos dois ouvidos de 5 crianças nascidas surdas
Os resultados foram publicados nesta quarta-feira (5) na revista científica Nature Medicine

image Homem é curado de diabetes 2 após transplante experimental
Segundo estudo da Universidade de Xangai O paciente, que convivia com diabetes há 25 anos, não usa diária há 2 anos e 9 meses , após à terapia inovadora

A iniciativa do projeto “Música e Cura: Notas de Esperança” no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo conta com canções clássicas, como “Aquarela” e “O Caderno”, de Toquinho; músicas d’A Turma do Balão Mágico e “Uni-Duni-Tê”, do Trem da Alegria. A ação visa melhorar o bem-estar das crianças, reduzir o estresse e a ansiedade e estabelecer um ambiente hospitalar acolhedor e humanizado.

O “Música de Cura: Notas de Esperança” se apresenta nos dias 19 e 20 de junho, às 9h30, na instituição médica em Belém.

Serviço

Projeto de musicoterpia “Música de Cura: Notas de Esperança”

Dias: 19 e 20 de junho (quarta a quinta-feira)

Horário: 9h30

Local: Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Travessa Quatorze de Abril, 1394 - São Brás. Belém, Pará)

(*Lívia Ximenes, estagiária sob supervisão da coordenadora de Oliberal.com, Heloá Canali)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM