Morre segunda criança Warao no HPSM em menos de um mês
Família e voluntários tentam liberar o corpo junto ao pronto socorro
Mais uma criança da etnia Warao morreu na manhã desta terça (5) no Hospital de Pronto Socorro Municipal da 14 de Março. As informações foram repassadas por voluntários que auxiliam refugiados e pela família do bebê. O menino E. R. tinha apenas 11 meses. Segundo relatos, ele apresentava quadro de desnutrição aguda.
LEIA MAIS:
- Warao que morreu de pneumonia e desnutrição é sepultado no Tapanã
- Criança Warao morre com pneumonia no HPSM, em Belém
- Indígenas Warao reclamam da falta de assistência da prefeitura
- Representante do Unicef chega a Belém nesta quarta
Esse é o segundo caso desde 24 de fevereiro, quando outro menino, de 3 anos, morreu por complicações ligadas a pneumonia e desnutrição também no HPSM da 14. Até agora, seis crianças Warao já morreram em Belém desde 2017. Este será o sétimo caso desde 2017 - e o segundo este ano.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) confirmou, por meio de nota, a morte da criança. Segundo a Sesma, o menino foi encaminhado em estado grave no último dia 26 para o Hospital Pio XII, localizado no bairro da Campina. Ele foi diagnosticado com pneumonia e não resistiu.
A Fundação Papa João XXIII (Funpapa) reforçou que vai prestar toda assistência à família da criança venezuelana, através do Serviço de Proteção e Calamidade Pública e Emergência (Sicape), com auxílio funeral.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA