Moradores do Guamá fazem caminhada pela paz

Manifestação pede por mais educação e o fim do extermínio do povo 'preto e pobre'

Dilson Pimentel

Moradores do bairro do Guamá estão realizando uma caminhada pela paz, na manhã deste domingo (26). A manifestação, pacífica, ocorre uma semana após a chacina de 11 pessoas, em um bar, na passagem Jambu, no domingo passado.

image Manifestantes reinvindicaram seu direito básico de viver. (Ary Souza)

Raimundo de Oliveira, do Espaço Cultural Nossa Biblioteca, do Guamá, disse que a caminhada é para dizer não à "sucessão de crimes que abalam a nossa comunidade e que constrói o medo. Uma situação de não saber se vamos voltar vivos para casa. A política de terror tem que ter um fim", disse. Ele afirmou que, para a comunidade do bairro, segurança pública é a saúde funcionando e as escolas otimizadas. "A educação é a escada de ascensão do pobre. O massacre começa quando não se tem emprego, quando não se tem renda. O Guamá é um bairro de 94 mil habitantes. Mas não tem teatro, não tem museu, não tem cinema. É o bairro do não tem", afirmou.

image As pessoas carregavam cruzes representanto os jovens negros mortos. (Ary Souza)

Padre Paulinho, da coordenação da Comissão Pastoral da Terra (CPT - CNBB), disse que a caminhada "é o grito de basta à violência, basta da ausência de políticas públicas, basta de impunidade. É uma caminhada de construção de uma sociedade de paz, paz com justiça e respeito", afirmou. Representantes de entidades e movimentos sociais participam da caminhada. Eles dizem que a população deve ser "armada" com livros e não com armas de fogo e pedem o fim do extermínio do povo "preto e pobre".

image Manifestantes realizam ato pacífico. (Ary Souza)

Os moradores estão agora no bar onde houve a chacina. Colocaram 12 cruzes, simbolizando o número de mortos, e acenderam velas. Eles pedem paz. A 12ª vela representa o sobrevivente da chacina, que está em coma induzido e sob proteção da polícia.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM