Dia dos Avós: Igreja Católica promove bênção de idosos e avós em Belém
Celebração tradicional na igreja de Sant'Ana marca o fim da festividade da mãe de Maria, mãe de Jesus
A comunidade católica da capital paraense se reuniu na Paróquia de Sant’Ana, no bairro da Campina, em Belém, para celebrar o Dia dos Avós, no início da tarde desta terça-feira (26). A missa em homenagem à data foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira, e marcou também o fim da festividade de Sant'Ana, mãe da Virgem Maria. A igreja segue durante todo este dia com eventos especiais que comemoram os santos.
A programação contou com a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora, que visita a igreja todo ano durante o período de festas, e uma benção especial para os avós e idosos que estavam presentes no momento. Além disso, Dom Alberto recordou a importância de valorizar a história de vida daqueles que são tidos como segundos pais. “Deixe-me dizer para todas as pessoas que, assim como eu, já percorreram tantos anos: há um dever precioso que se chama memória, o que nós vamos passar para as gerações futuras. Tenham a memória cheia de gratidão e valores. Não quero ouvir ‘no meu tempo que era bom’, seu tempo é hoje, meu irmão, minha irmã. O tempo da graça é hoje”, disse o padre.
VEJA MAIS
O arcebispo pediu, ainda, que todos os idosos reunidos tenham máximo gosto pela vida, deixando de lado todos os sentimentos que fazem mal. “Precisamos vencer a amargura, a tristeza e a lamentação. Aceitem essa missão, mas saibam como fazer. Não sejam pessoas amargas, gostem de viver”, aconselhou.
A funcionária pública de 41 anos, Luzcilene Auzier, comemorou pela primeira vez a data neste ano, após o nascimento da neta. Mãe de dois filhos e ao lado de toda a família, ela afirma que a sensação é única e que rezou durante a missa pedindo proteção para continuar vivendo a fase. “Esse é meu primeiro dia dos avós, é muita emoção. Ser avó realmente é o que todo mundo fala, é ser mãe duas vezes, é um amor inexplicável. Vim agradecer, sempre. Gratidão eterna, pedi saúde para que eu possa estar ao lado dos meus filhos e minha neta”, conta.
A Joana D’Arc Costa, de 70 anos, é avó de seis netos e uma bisneta. Ela estava acompanhada de parte deles, inclusive da filha, Luzcilene, e diz que está repleta de gratidão. As preces na igreja foram voltadas para que todos tenham muita disposição. “Meus netos são maravilhosos, graças a Deus. Desejo tudo de bom pra eles, muita saúde, principalmente, e que a gente consiga levar nossa vida com paz, o que é muito importante na família”, destaca.
A leitura de uma carta do Papa Francisco, autoridade máxima da Igreja Católica, foi feita no fim da missa, ressaltando a importância de recordar de forma especial os avós de todo o mundo, vivos ou não.
História
A celebração é em homenagem a Sant’Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus na crença católica. Antigamente, os dias de festa eram separados, mas viu-se a necessidade de aproximar cada vez mais da população a tradição de comemorar o Dia dos Avós e foi definido no Concílio Vaticano II, em 1969, que a união das datas seria benéfica.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA