CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Metade dos filtros da Estação Bolonha, principal fonte de abastecimento de água em Belém, está inativo

A estação de tratamento de água, que abastece Belém e parte de Ananindeua, está em obras para a limpeza dos filtros

Redação Integrada

Oito dos 16 filtros da Estação Bolonha, principal estação de tratamento e abastecimento de água de Belém, estão parados. O número representa 50% do total dos filtros, fator que impacta diretamente no abastecimento de água de toda a Região Metropolitana de Belém (RMB), como relatado na manhã da última terça-feira, 02, por seguidores do Facebook oficial do Liberal.com.

Ainda ontem, o Governador do Estado, Hélder Barbalho, anunciou a liberação de um recurso de R$ 15 milhões para a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). Segundo o diretor da Cosanpa, Márcio Coelho, o valor, que havia sido solicitado no início do ano após levantamento dos principais riscos da companhia, será usado para obras emergenciais, principalmente em Belém, Marabá e Santarém.

image (Divulgação)

"A gente tem algumas unidades que apresentam riscos. Fizemos um levantamento e foi identificado riscos em equipamentos, principalmente elétricos e conjuntos de moto-bomba, que precisamos repor ou ter um suplementar para caso de problemas. Levamos isso ao governador e ele autorizou esses valores, que serão repassados em três parcelas" explica.

O recurso em questão, porém, ainda não está com a Cosanpa. O repasse do orçamento deve ser feito pela Secretaria de Planejamento e a estimativa é que a primeira parcela chegue até o final de abril. A segunda e a terceira parcela devem ser entregues em maio e junho, respectivamente.

A assessoria da Companhia informou que o recurso liberado pelo Governo do Estado e anunciado na tarde de ontem é para garantir a resolução de problemas emergenciais futuros, mas "a situação do abastecimento de água nesse momento está sendo resolvida com a limpeza dos filtros e será concluída ainda essa semana". O prazo para finalização da limpeza, segundo o presidente, é até sexta-feira (05).

DETALHAMENTO DO USO DO RECURSO DE R$ 15 MILHÕES

Segundo o presidente da Cosanpa, os equipamentos listados como necessários e que serão adquiridos com o recurso liberado "não têm em prateleira", ou seja, será preciso encomendar. A previsão é que, após a encomenda, eles fiquem prontos e sejam entregues entre de 45 a 60 dias. Um processo licitatório também será realizado.

"A gente já está avançando nesses processos para que no mais tardar, em 60 dias, tenhamos esses equipamentos para resolver riscos que já tinham sido identificados" pontua.

Os maiores riscos, de acordo com Coelho, são de "paradas por conta de possíveis falhas nesses equipamentos, principalmente motores e geradores". "Esses equipamentos são antigos, a empresa não vinha fazendo investimento nos últimos anos. Eram feitos para expansão da rede e sistema de tratamento de água ou esgoto, mas manutenção efetiva dos empreendimento da empresa estava bem descuidada" admite, acrescentando que "o recurso será utilizado para minimizar esses riscos de falha nos equipamentos".

Ele também explica que "se o equipamento falhar e não tiver uma peça para reposição, demoraria muito mais para voltar a operar". "Com esses equipamentos à disposição, o tempo de resposta da companhia, quando surgirem esses problemas, é muito mais rápido".

OBRAS DE LIMPEZA E REVITALIZAÇÃO DA ESTAÇÃO BOLONHA

image Estação Bolonha (Igor Mota)

O problema no abastecimento de água que está sendo sentido fortemente pela população da RMB nos últimos dias deve ser resolvido nesta sexta-feira, 05, segundo a Cosanpa, após a lavagem e reparos necessários nos filtros. A conclusão da primeira parte das obras da Estação Bolonha, porém, que passa por um processo de revitalização, está prevista somente para Setembro.

De acordo com o presidente da Companhia, "estamos adiantando o que é possível para entregar a obra o quanto antes". Ele afirma que, com essa entrega, a capacidade de produção da Cosanpa irá aumentar, já que, atualmente, eles estão atendendo "limite da produção, dada a demanda da cidade" por isso, "qualquer parada que precise fazer em um dos filtros é sentida pela população". Ele ainda garante que, com a conclusão, prevista para Setembro, operações ou problemas que ocorram no filtro não serão percebidos.

"Depois dessas obras de revitalização, qualquer parada que eu tenha que fazer não será percebida pela população, porque o sistema continuará operando e a parada de um ou dois filtros não vai gerar nenhum tipo de consequência" afirma.

Por fim, ele ressalta que o "problema de abastecimento de água não é de hoje" e que a Cosanpa está trabalhando para que essas dificuldades sejam resolvidas de forma definitiva.

"A gente pede a compreensão da população para essa situação que a gente enfrenta. Não é uma situação fácil nem para a companhia, muito menos para as pessoas que sentem essa falta de água, mas esse é um problema que a cidade enfrenta há vários anos. Estamos assumindo agora e o abastecimento de água em todas as cidades que a companhia opera é uma das prioridades do governo" conclui.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM