Marinha celebra bicentenário da Independência do Brasil com Regata na Baía do Guajará
Evento foi realizado no Ciaba, bairro da Pratinha na manhã deste sábado (17)
Em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil, a Marinha abriu as portas do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba) para que o público acompanhasse a Regata Almirante Tamandaré, na Baía do Guajará e a Exposição de Nautimodelismo. A programação aconteceu na manhã deste sábado (17) no Ciaba, no bairro da Pratinha.
Realizada no Dia Mundial da Limpeza, a Regata busca desenvolver a conscientização dos participantes para a manutenção dos mares e rios seguros e limpos, inclusive para a segurança da navegação. Esta foi a segunda edição, contando com 16 competidores: oito estudantes do Centro e oito civis.
Atleta amador, o engenheiro Flavio Acatauassu sagrou-se pelo segundo ano consecutivo o vencedor da Regata. Ele considera que a programação é essencial para chamar atenção sobre os cuidados com as águas que banham a capital paraense.
“Esse evento tem uma importância vital para nós, amazônidas, no que diz respeito a conscientização da proteção dos rios. Infelizmente as nossas cidades ficam voltadas de costa pro rio e ele acaba se transformando em um grande esgoto a céu aberto. Então precisamos ser exemplo, usar os nossos rios para outras práticas que sejam não poluentes. O mundo inteiro está olhando para a Amazônia e precisamos dar exemplo”, afirmou.
O professor de velas do Ciaba e coordenador técnico da Regata, José Colares, explica que o evento foi pensado para beneficiar a população. “O percurso da regata abrange apenas esse trecho que compreende a orla da Escola Naval, bem diferente do que é feito em competições maiores, em que os espectadores não conseguem acompanhar todo o trajeto. Aqui, estamos privilegiando a visão do público. Queremos que todos vejam a performance dos atletas desde a largada, observando as manobras, até a chegada”, explicou.
Antes da competição, 24 alunos da instituição fizeram uma limpeza das margens do rio, de onde retiraram garrafas pets, sacos plásticos e outros resíduos sólidos. “Essa ativ idade é necessária para conscientizarmos as pessoas sobre a importância de cuidar do meio ambiente. E com a regata, a gente estimula também a prática de vela, que é um esporte muito bom, saudável e que precisa ser mais difundido na nossa região”, acrescentou.
Exposição
A Exposição de Nautimodelismo, montada no salão do Ciaba, trouxe para perto do público, além de maquetes de navios e de equipamentos do Corpo de Fuzileiros Navais, uma aeronave Super Cougar e algumas das atrações do Planetário do Pará.
O capitão de corveta e comandante das turmas de formação de oficiais do Ciaba, Roberto Faria Ribeiro, destacou a programação como uma oportunidade de aproximar a comunidade externa da escola naval. “Queremos promover uma interação maior da Marinha do Brasil com a população. Temos aqui diversos estandes onde é possível visualizar as diversas frentes de atuação da Marinha do Brasil, como os fuzileiros navais, as capitanias, os centros de instrução. Também abrimos visitação a um dos navios utilizados no processo de formação. Então, esta é uma excelente oportunidade para que a população tenha acesso às nossas instalações e entenda como funciona o Ciaba”, finalizou.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA