Mais de 50 remadores protestam contra poluição dos rios durante maior ‘maré alta’ do ano em Belém
O grupo acessou as ruas alagadas do comércio da cidade
Com objetivo de chamar atenção para pedir políticas públicas em defesa do meio ambiente, mais de 50 pessoas entre atletas, ambientalistas e praticantes de esportes aquáticos realizam uma manifestação, na manhã deste sábado (19), com saída da baía do Guajará e chegada no Ver o Peso, um dos cartões postais mais conhecidos do Brasil. Ao meio dia de hoje, a maré deve chegar a 3,3 metros e, tradicionalmente, as águas do rio Guamá invadem áreas baixas.
Em caiaques e canoas havaianas, os manifestantes levaram faixas e cartazes, para pedir maior atenção na preservação dos rios, investimentos em saneamento básico, ações de incentivo ao reaproveitamento de resíduos e a valorização do ecoturismo na cidade. O grupo pretende acessar as ruas alagadas do comércio da cidade.
Pela quarta vez os remadores realizam o evento. A manifestação dos canoeiros é pacífica, criativa e original. Segundo Nedson Rosa, organizador da remada, a ideia é chamar a atenção de todos para um tema que está em evidência. “Essa manifestação pacífica não tem como objetivo caçar nenhum político, ela visa trazer atenção das autoridades, assim como a sociedade em geral, para o cuidados com os nossos rios, sobretudo daqueles localizados nas periferias da cidade”, disse o idealizador do protesto.
Nedson Rosa conta que o encontro foi organizado por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp e teve a aceitação de pessoas de outras cidades e estados, que vieram para Belém com objetivo de reforçar o protesto pela preservação do meio ambiente. O organizador do evento antecipou que uma nova manifestação está prevista para o dia 3 de abril, na Ilha das Onças. “Faremos uma ação de protesto e recolhimento de lixo na Ilha das Onças. Lá é um local que ainda sofre com o descarte irregular de resíduos, precisamos chamar atenção para esse problema também”, afirmou.
SERVIÇO
Para participar das próximas mobilizações pelo meio ambiente, os interessados podem procurar o perfil @canoeirosk, no Instagram, e entrar em contato com o grupo.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA