Levantamento de áreas de risco de erosão e deslizamentos é realizado em Outeiro
O estudo realizado nesta terça-feira (9) tem o intuito de montar um relatório detalhado e atualizado que sinalize os pontos de riscos em três ilhas de Belém: Outeiro, Mosqueiro e Cotijuba
Um estudo de atualização das áreas de risco de erosão e deslizamentos de encostas foi realizado, nesta terça-feira (9), em Outeiro, distrito de Belém. A ação, realizada por técnicos de diversas secretarias municipais e liderada pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil Municipal (Comdec), tem o intuito de montar um relatório detalhado e atualizado que sinalize os pontos de riscos em três ilhas de Belém: Outeiro, Mosqueiro e Cotijuba.
O objetivo é que, a partir desse levantamento, o município pode decretar situação de emergência nos pontos identificados no documento para viabilizar a adoção de medidas preventivas contra possíveis desabamentos e acidentes ocasionados pelo deslizamento de encostas.
Após a conclusão, os relatórios seguem para avaliação da Procuradoria Geral do Município (PGM), que vai elaborar o decreto de emergência que deverá ser assinado pelo prefeito Edmilson Rodrigues.
VEJA MAIS
Segundo o titular da Defesa Civil, Claudionor Corrêa, a partir dos resultados desses relatórios e decretando situação de emergência nas áreas sinalizadas pela equipe técnica, a Prefeitura de Belém terá mais condições de negociar recursos junto ao governo federal para realizar as medidas preventivas necessárias.
Nos dias 3 e 4 de janeiro deste ano, uma equipe da Prefeitura de Belém esteve na ilha de Mosqueiro fazendo o mesmo levantamento para integrar o relatório. No próximo dia 15 de janeiro será a vez da ilha de Cotijuba receber a visita dos técnicos.
Além da Defesa Civil, a equipe da Prefeitura de Belém responsável pelo levantamento das áreas de risco nas ilhas é composta de técnicos das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semma), Urbanismo (Seurb), Saneamento (Sesan), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e Agências Distritais de Outeiro e Mosqueiro.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA