Lancheira saudável deve ser montada com alimentos in natura; veja as dicas

A nutricionista Paula Bezerra dá dicas de alimentos e de como montar as lancheiras das crianças nesse rerorno às aulas

Bruna Lima

Com a volta às aulas, os pais e responsáveis passam por um momento de reorganização da rotina. Uma das tarefas é pensar na lancheira dos filhos. Alguns optam pela praticidade, mas há quem opte pela qualidade da alimentação. Dentre as primeiras recomendações de nutricionistas: priorizar alimentos in natura. Mesmo com uma maior demanda, a advogada Suzy Portel prefere montar uma lancheira saudável com frutas e alimentos naturais como forma de educar os filhos com relação à alimentação. Suzy é mãe de Gabriel, Estela Romana e João Gustavo e todos os dias procura acordar mais cedo para deixar as lancheiras organizadas.

Suzy explica que ter o cuidado com a alimentação faz parte do processo de educação dos filhos, uma vez que é uma forma de acostumar as crianças a consumirem alimentos benéficos à saúde. “Essa questão de acostumar o paladar deles é uma forma de educá-los, pois é um aprendizado para a vida. Hoje em dia a alimentação saturada e artificial está aí para facilitar, mas já é comprovado que não faz bem à saúde. Por isso, aqui em casa a gente faz questão de dar essa educação, pois a gente percebe os benefícios para a imunidade deles”, pontua a advogada.

A mãe das crianças reconhece que o trabalho é maior e diz que mesmo tendo uma rede de apoio ela também participa do processo. “É fato que é bem mais trabalhoso, mas é um trabalho que faz bem à saúde deles. Mesmo eu tendo essa rede de apoio, eu também me envolvo”, acrescenta Suzy.

O que deve entrar na lancheira saudável?

A reportagem conversou com a nutricionista Paula Bezerra e ela deu dicas importantes nesse processo de preparo de uma lancheira saudável às crianças. Ela destaca que incluir proteínas por meio de queijo, pastinha de frango ou atum ou iogurte natural é uma forma de dar uma boa alimentação às crianças. O carboidrato é importante para dar energia por meio de pães e bolos, incluir as vitaminas e minerais por meio das frutas, escolher pelo menos uma fruta para incluir na lancheira e tentar colocar essa fruta de uma forma visualmente aceitável fazendo os cortes em tiras ou cubos.

Paula explica que é possível substituir alimentos ultraprocessados e a melhor opção são os alimentos in natura ou minimamente processados. “Em casos de não ter tempo, leia o rótulo desses alimentos, veja quais snacks e biscoitos são mais limpos, com ingredientes mais saudáveis, se são sem açúcar ou sódio, rótulo de sucos, de iogurte, biscoito de polvilho, quanto maior essa lista de ingredientes menos saudável é esse alimento”, detalha.

Na fase da infância, todos os nutrientes são importantes, desde os macronutrientes como proteínas, carboidratos e lipídios, como os micronutrientes que são as vitaminas. Vitamina A para ajudar na visão, vitamina C para auxiliar na absorção de ferro e imunidade, ferro e zinco para concentração e imunidade também. “Então todos os nutrientes são essenciais na alimentação”, pontua a nutricionista.

Na rotina de alimentação das crianças, até para ser um incentivo ao consumo de alimentos in natura, ou, minimamente processados, optar por alimentos caseiros como sanduíches naturais com recheio de frango, atum ou queijo, pastinha de ovos, panquecas caseiras com recheio ou iogurte natural com fruta, salada de frutas, preparações de biscoitos caseiros, bolo com massa de farinha de aveia, panqueca de banana, porção de fruta e suco natural ou água de coco. Para uma lancheira saudável a nutricionista recomenda um sanduíche, uma porção de fruta e um suco natural ou água de coco.

O que não é recomendado?

Alimentos ultraprocessados, que são os alimentos ricos em açúcar, gordura saturada e sódio. Que nesse ciclo da vida, principalmente, não é recomendado. Pois é uma fase onde as crianças estão em desenvolvimento e precisam de concentração. “Esses alimentos não contribuem para um bom desempenho na escola. Além de não serem bons nutricionalmente, são baixos em vitaminas e minerais”, pontua Paula Bezerra.

Como preparar?

No momento do preparo, usar temperos naturais como alho, cebola, cheiro verde para dar sabor. Evitar utilizar temperos industrializados. Incluir fibras, salpicar as frutas com aveia e chia. E não esquecer de higienizar as frutas da forma correta, deixando em água clorada. E há várias sugestões de preparações saudáveis que podemos encontrar em vídeos disponíveis. Optar em cortes das frutas para que seja de fácil acesso e visualmente aceitável como maçã em fatias ou cubos, banana em rodelas, manga em cubos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM