Julho Amarelo tem intensificação nas ações de prevenção às hepatites virais
A Sesma vai promover ações de capacitação, distribuição de insumos de prevenção e ampliação da testagem
Julho é o mês da luta e prevenção das hepatites virais. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), ao longo do mês, vai intensificar as ações de promoção à saúde por meio de capacitações com profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e do Centro de Atenção à Saúde nas Doenças Infecciosas Adquiridas (Casa Dia), distribuição de insumos de prevenção (preservativos masculinos, femininos e gel lubrificante), ampliação da testagem para as hepatites B e C, e da cobertura vacinal para a hepatite B.
No Julho Amarelo, a Referência Técnica em IST/Aids e Hepatites Virais da Sesma, faz um alerta para que a conscientização e a prevenção da hepatite no município se torne um hábito. As ações podem evitar que a doença evolua para uma situação mais grave pela falta de diagnóstico ou diagnóstico tardio. É nesta fase que a doença já está em estado avançado.
Em Belém, no ano de 2017, foram notificados 223 casos. Já em 2018, foram contabilizados 224. E em 2019, mais 231 novos casos.
Doença
A hepatite é a inflamação do fígado e a doença nem sempre apresenta sintomas. Os tipos mais comuns são causados pelos vírus A, B e C.
Para o controle das hepatites virais de transmissão sanguínea e sexual, as principais medidas são a adoção de medidas de prevenção como o uso do preservativo nas relações sexuais e o não compartilhamento de objetos contaminados, como lâminas e seringas, por exemplo.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA