Jato russo faz pouso técnico em Belém nesta madrugada

A parada em Belém foi curta, levou em torno de 1h30. A aeronave fez uma parada técnica para reabastecimento e depois prosseguiu para seu destino final: Venezuela e depois para Cuba

O Liberal

Na madrugada desta terça-feira (11), um trijato russo passou por Belém. A aeronave fez uma parada técnica para reabastecimento e depois prosseguiu para seu destino final: Venezuela e depois para Cuba. Esta é a segunda vez que o avião, modelo Tupolev Tu-154M, passa pelo Brasil, a primeira vez foi em 2020. A previsão é de que o jato passe pela capital nas próximas semanas.

A parada em Belém foi curta, levou em torno de 1h30. Até agora não se sabe o que o jato soviético levava. Dados do aplicativo FlightRadar24 mostram que o avião apareceu na Tunísia vindo para a América do Sul, e depois só reapareceu após decolar de Caracas, rumo à Cuba.

O jato foi fabricado na Rússia e serve ao Federal’naya Sluzhba Bezopasnosti (FSB), o serviço federal de segurança da Rússia. O barulho dos seus três motores Soloviev D-30KU-154 é similar ao que equipa o caça interceptador MiG-31, um dos mais rápidos do mundo.

O FSB é sucessor da antológica KGB. A KGB era a agência de inteligência soviética, cumprindo ações similares às que fazem os americanos FBI e CIA, ou os órgãos brasileiros ABIN e Polícia Federal. Com o fim da União Soviética, ela foi desmembrada e virou a FSB (equivalente ao FBI com atuação doméstica) e o SVR (similar à CIA com atuação internacional).

(Bruna Ribeiro, estagiária, sob supervisão de Jorge Ferreira, coordenador do Núcleo de Atualidades)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM