Integrantes do Casa Dia fazem novo protesto cobrando manutenção e segurança para o espaço
O protesto foi realizado na manhã desta quinta-feira (28)
Integrantes do Centro de Atenção à Saúde em Doenças Infecciosas Adquiridas "Casa Dia", realizam um novo protesto na manhã desta quinta-feira (28), em frente à sede do espaço, na avenida Pedro Álvares Cabral, no bairro da Sacramenta, em Belém. Os manifestantes cobraram da Prefeitura de Belém mais segurança e manutenção para o local, que é administrado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).
Os manifestantes explicaram que o Casa Dia sofreu três assaltos em um período de 45 dias. Foram levados computadores, data show e outros equipamentos que são necessários para manter o atendimento na unidade.
No local, manifestantes também falaram sobre a falta de manutenção do Casa Dia. "Estamos com poucos ar-condicionados e ventiladores funcionando precariamente aqui", disse Naldo Silva, paciente de 49 anos, que é atendido pelo espaço. "Tem paciente mais grave, cadeirante que precisa de um atendimento mais adequado. É indignante para nós essa realidade", completou.
Segundo Naldo, que faz parte da Casa de Missão da Pastoral da Aids, há quatro meses a unidade vem sofrendo constantes furtos. "Nós queremos a segurança de volta no local. O nosso medo é que os furtos e roubos continuem e os serviços sejam paralisados por falta de estrutura", disse.
Por conta dos constantes furtos, apenas 30% dos profissionais permanecem fazendo o atendimento aos pacientes. Segundo Naldo, o assalto mais recente no "Casa Dia" ocorreu no último domingo (24). "Nós não queremos mais reuniões. Queremos agora, a resolução desses problemas", finalizou Naldo.
A Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) informou, em nota, que criou uma comissão entre gestores e sociedade civil organizada, para discutir e encaminhar propostas para reforçar a segurança e a manutenção do Centro em Atenção em Doenças Infecciosas Adquiridas (Casa Dia). "Desde o início deste mês, foi contratada uma empresa para reforçar a segurança no espaço, inclusive nos feriados", disse.
"Sobre o novo furto, uma equipe da Sesma esteve ainda nesta segunda-feira (25) no espaço para fazer o levantamento do que foi levado e posterior reposição de equipamentos. O espaço segue em funcionamento, mas com serviços restritos. Estão funcionando os setores de atendimento, fornecimento de medicamentos na farmácia, o setor de nutrição para o fornecimento do leite e um médico que ficará de plantão no espaço. As consultas médicas estão, temporariamente, suspensas", comunica a Sesma.
A reportagem solicitou nota para a Guarda Municipal de Belém (GMB) sobre o caso e aguarda retorno do órgão.
Atendimento
O Centro de Atenção à Saúde em Doenças Infecciosas Adquiridas (Casa Dia), localizado na Avenida Pedro Álvares Cabral, 3371, bairro da Sacramenta, atende pacientes do vírus HIV/Aids que são diagnosticados na rede municipal de saúde (Atenção Básica) e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), em Belém.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA