Inscrições para curso de apadrinhamento afetivo terminam na sexta-feira (26)

Formação é destinada a voluntárias e voluntários interessados em se tornarem madrinhas ou padrinhos afetivos de crianças e adolescentes acolhidos

O Liberal

Terminam na sexta-feira (26) as inscrições para a 2ª Turma do Curso de Apadrinhamento Afetivo “Conta Comigo”, realizado pelo Tribunal de Justiça do Pará (TJPA). A formação é destinada a voluntárias e voluntários interessados em se tornarem madrinhas ou padrinhos afetivos de crianças e adolescentes acolhidos. Também podem participar pessoas interessadas na realização de outras modalidades de trabalho voluntário nos serviços de acolhimento. O curso será realizado entre os dias 8 de setembro a 3 de outubro.

A capacitação é totalmente gratuita, com carga horária de 30 horas/aula e será realizada no formato on-line. O conteúdo ficará disponibilizado na plataforma de Educação a Distância (EaD) do TJPA. As inscrições devem ser feitas de forma online, pelo site do Tribunal de Justiça.

Segundo o TJPA, neste ano, o Programa de Apadrinhamento Afetivo Conta Comigo necessita, especialmente, da atuação de pessoas interessadas em apadrinhar adolescentes com histórico de permanência prolongada em serviços de acolhimento. Madrinhas e padrinhos afetivos do “Conta Comigo” podem realizar diversas atividades com seus afilhados, como passeios e orientação escolar ou profissional (para adolescentes próximos aos 18 anos), ou mesmo atividades diárias mais simples, em convivência familiar. O apadrinhamento afetivo oferece oportunidade aos acolhidos de terem experiências sociais, culturais e afetivas que são consideradas raras para crianças e adolescentes que vivem em instituições de acolhimento.

Programa – O Programa de Apadrinhamento Afetivo “Conta Comigo” surgiu em 2014, por iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (Ceij) do TJPA. Por meio de parceria com Varas da Infância e Juventude da Região Metropolitana e serviços de acolhimento, o programa estimula uma relação amistosa, em que madrinhas e padrinhos se tornam referências afetivas na vida de afilhados ou afilhadas. Não se trata de assumir papel de mãe, pai ou parente, mas sim de proporcionar experiências positivas, que contribuam para a promoção do desenvolvimento e da autonomia dos adolescentes e crianças.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM